Vale quanto pesa

TEMPO DE TV: CAMILO SANTANA TEM 9’ E EUNÍCIO 7’ NA PROPAGANDA ELEITORAL

A principal motivação das articulações políticas no processo eleitoral – o tempo de TV- pode fazer a diferença em uma disputa majoritária. Pensando nisso, as legendas trabalharam até o último minuto as coligações para que dessem uma boa vantagem aos seus candidatos.
Camilo x Eunício
Neste quesito, Camilo Santana sai na frente. O nome da base governista conseguiu reunir 19 partidos ao projeto de sucessão do governador Cid Gomes (Pros), o petista terá aproximadamente nove minutos em rede de rádio e TV. Já seu principal adversário Eunício Oliveira (PMDB) garantiu a composição de oito partidos, ficando com sete minutos de propaganda.
Oposição
Já Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (PSol) deverão ter cerca de 1 minuto, cada, para apresentar suas propostas ao eleitorado. A propaganda eleitoral gratuita na cadeia de rádio e televisão começa a partir do dia 19 de agosto.
Divisão
Dessa forma, Camilo já tem metade do total. Vale lembrar que um terço desse tempo é dividido igualmente entre todos os candidatos. O restante é dividido de acordo com o peso, na Câmara dos Deputados, dos partidos que compõem cada uma das coligações. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) ainda vai disponibilizar, em agosto, o tempo exato de cada coligação.
Coligações
Os acordos de última hora, contudo, incluíram defecções de último momento de aliados e necessidade de liberar acordos para fechar coligações, inclusive, com a expectativa de partidos menores migrarem para outras legendas e, com isso, beneficiar a candidatura adversária. Antes do dia 30, prazo final das convenções partidárias, o arco de aliança em torno do nome indicado pelo governador Cid Gomes atingia 23 partidos, o que levaria uma larga vantagem ao petista. Entretanto, interferências nacionais desfizessem os planos da base governista, restando apenas 19, dentre eles: Pros/PT/PRB/PP/PDT/PTB/PSL/PHS/PSD/PCdoB, SDD, PV.
Já a coligação encabeçada pelo PMDB, que fechou com o senador Eunício Oliveira para concorrer o cargo de chefe do Estado; Roberto Pessoa (PR), a vice, e Tasso Jereissati (PSDB) ao Senado, agregaram oito partidos em seu projeto, sendo: PSDB/PSC/DEM/PSDC/PRP/PR/PTN/PPS, sendo assim, garantiu minutos considerados preciosos para contrapor as ideias dos adversários.
Tempo por partido
Vale ressaltar que o Pros, maior partido do Ceará, possui a menor bancada federal, em comparação com PMDB e PSDB que se uniram para derrubar o projeto político do Partido Republicano que tem, como objetivo maior, reeleger a presidente Dilma. O Pros tem apenas 40 segundos no espaço publicitário. Tendo as alianças, um peso para garantir visibilidade dos candidatos de Cid Gomes. O PMDB, detentor de uma bancada mais vezes maior, tem sozinho, 2 minutos e 22 segundos do tempo proporcional. O PSDB que apoiará Eunício Oliveira, tem 1minuto 28segundos e o PR que concorre o cargo de vice tem 1minuto 6segundos.
(Informações do O Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário