Um adjutório a quem pega coletivo em Fortaleza


Topics passam a circular nos terminais
Os mais de um milhão de usuários de ônibus e os 160 mil passageiros de topics, em Fortaleza, irão experimentar a readequação da frota do transporte público a partir de segunda-feira (14). Isto porque uma das iniciativas do Plano de Ações Imediatas de Transporte de Trânsito (PAITT), através de um projeto piloto, substituirá as 10 topics da linha 711 por 14 coletivos, fato que, conforme a Prefeitura, aumentará de 400 para 1.120 a capacidade de transporte de passageiros nesse trajeto. Outras oito linhas de ônibus também serão modificadas, sendo trocadas por topics, que entrarão nos terminais do Conjunto Ceará, Lagoa e Antônio Bezerra.
As mudanças integram a primeira fase da readequação do funcionamento dos dois tipos de veículos que fazem o transporte público na Capital e deveriam funcionar de forma complementar, porém, no atual molde, acabam concorrendo. Conforme estudos feitos por equipes do PAITT, em 10 das 16 linhas de vans, há 50% ou mais de sobreposição a rotas feitas por ônibus. Destas, a 711, que liga a Barra do Ceará ao Cais do Porto, faz 89% do caminho já percorrido por linhas de coletivos.
Das oito linhas de ônibus que serão alteradas, quatro entram no Terminal do Lagoa (Parque Universitário Lagoa I e II e Av. Lineu Machado SP1 e SP2), três no terminal do Conjunto Ceará (Cj Ceará/1ª Etapa e Cj.Ceará/Bom Jardim SPI e SP2) e uma no Antônio Bezerra (Parque  Universitário). Neste caso, os 13 ônibus que, no total, percorrem as oito linhas, serão substituidos por 22 vans.
BASE DAS MUDANÇAS
Segundo o prefeito Roberto Cláudio, a alteração deverá abranger, até o final de 2014, as 16 linhas de vans. De acordo com ele, a ação foi planejada com base nas expressivas reclamações de usuários do transporte público na Capital. “As principais queixas referem-se à lotação e ao tempo de espera. Essa integração tem esses objetivos: aumentar o número de lugares disponíveis nos ônibus e reduzir o tempo de espera em cada um desses veículos”, explicou.
Conforme o secretário executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto, a proposição das alterações levou em conta o Índice de Passageiros Transportados por Quilômetro (IPK), que sinalizou que muitas linhas de vans, por trafegarem em vias troncais, transportam um número elevado de passageiros enquanto algumas linhas de ônibus fazem o movimento contrário: percorrem trechos menores transportando menos passageiros, embora tenham maior capacidade de transporte.
FUTURAS ALTERAÇÕES
Dentre as ações de redesenho do transporte complementar, também está previsto que, a partir do dia 31 deste mês, as vans da linha 705 – Canindezinho/Iguatemi, também serão substituídas por ônibus, e a 757 – Vila Velha/Centro, será alterada a partir do dia 31 de agosto. Porém, as substituições ainda estão sendo estudadas e no caso da 705, debatidas com a população, pois, além da troca do modelo de veículo da linha, o percurso também será alterado. 
Durante o anúncio das mudanças, o prefeito garantiu que o custo da passagem não será alterado. Além disso, questionado sobre quem se responsabilizará pela operação dessas linhas após a troca, Roberto Cláudio explicou que o sistema funcionará como uma permuta, e a linha 711 (assim como as demais após a troca) será operacionalizada pela empresa de ônibus que já faz esse trajeto, e as linhas que antes eram de ônibus passam a ser conduzidas pelos permissionários das linhas de topic.
Segundo o prefeito, um acordo feito entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e o Sindicato dos Permissionários do Transporte Complementar de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindivans), mediado pela Prefeitura, firmou esse entendimento. O ajuste definiu ainda que do total apurado com as tarifas de transporte coletivo, 13% cabe ao Sindivans e 87% ao Sindiônibus.

THATIANY NASCIMENTO
thatynascimento@oestadoce.com.br

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