Tá chovendo na horta dos meninos


Camilo visita reitores, Eunício vai à periferia
No dia de ontem, apenas a socialista candidata a governo do Estado do Ceará, Eliane Novais, não teve agenda pública. Camilo Santana do PT visitou, pela manhã, junto com a candidata a vice, Izolda Cela e o candidato ao Senado Federal, Mauro Filho (Pros), os reitores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O candidato pela Frente de Esquerda Socialista (Psol, PSTU, PCB), Ailton Lopes, visitou, em seu primeiro dia campanha, a Agência Banco do Brasil (BB), no Bairro Benfica. Mais tarde Ailton concedeu entrevista a uma emissora de rádio. Já o candidato Eunício Oliveira (PMDB) realizou junto com correligionários, caminhada pelo Conjunto Ceará. A expectativa era de que o candidato pela chapa ao Senado, Tasso Jereissati (PSDB), participasse do evento, entretanto, o tucano não compareceu.
Camilo
Em visita às instituições públicas de ensino, Camilo Santana as convidou por intermédio de seus reitores, Jesualdo Farias (UFC) e Virgílio Araripe do IFCE, para ajudarem na elaboração de seu plano de governo. “As parcerias com as universidades federais devem ser crescentes, para desenvolvermos ainda mais o Estado”, disse Camilo.
“A UFC também quer contribuir com projetos de melhoria nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, entre outras”, afirmou Jesualdo, ressaltando que “a UFC tem uma boa relação com os governos estadual, municipal e federal. Fazemos questão de participar de todos os programas do governo na área da educação”.
Na ocasião, o reitor destacou que a Universidade está aberta a ouvir as propostas de todos os candidatos e também contribuir com projetos de melhoria nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, entre outras. “Fazemos questão de participar de todos os programas do governo na área da educação”, destacou, frisando sobre o interesse da Universidade em participar da elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE).
IFCE
Depois da visita à UFC, os candidatos seguiram para a reitoria IFCE, onde foram recebidos pelo reitor Virgílio Araripe. Na ocasião, os candidatos assistiram a um vídeo de apresentação dos 23 Campi da instituição. “São projetos inovadores e com resultados impressionantes que vem qualificando cada vez mais os profissionais e oferecendo um novo mundo de oportunidades para cearenses de todas as regiões”, destacou o professor Virgílio Araripe.
“São essas experiências que nós queremos incentivar e multiplicar, para que o Ceará possa seguir crescendo e mudando a sua história. Seja na educação presencial, seja à distância, seja com projetos de qualificação ou cursos de formação superior, o nosso governo vai garantir que o salto de qualidade que a educação viveu nos últimos anos seja ampliado, porque o nosso povo merece’, garantiu Camilo Santana durante a conversa.
AILTON LOPES
O candidato a governo do Estado pela aliança (Psol/ PSTU /PCB) iniciou o seu primeiro ato de campanha, visitando a Agência Banco do Brasil (BB), no Bairro Benfica, onde trabalha. Na ocasião, foi bem recebido pelos colegas. Em entrevista a rádio Tribuna Band News FM, ele falou sobre temas como a Segurança e a convivência do semiárido. Estiveram presentes no evento o vereador João Alfredo (Psol), candidato a deputado estadual, e outros candidatos da coligação Frente de Esquerda a cargos proporcionais.
EUNÍCIO
Eunício Oliveira chegou à concentração da caminhada no Pólo de Lazer da Avenida Central do Conjunto Ceará, acompanhado de lideranças políticas que compõe seu arco de aliança. Além do candidato a vice, Roberto Pessoa (PR), estiveram presentes os vereadores Capitão Vagner (PR) e Eulógio Neto (PSC), o deputado Ely Aguiar (PSDC) e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante (PMDB), que concorre às vagas para deputado estadual.
Em entrevista, Eunício falou sobre o seu plano de governo, onde ratificou que está fincado no diálogo com a sociedade. “Você não pode se trancar em uma sala, o poder isola muito as pessoas”, disse, dando conta de que ouvir a sociedade, será um diferencial em seu governo, caso eleito. “O grande diferencial será um governo de gestão, de planejamento, de obras não faraônicas, mas obras que atendam a população e, fundamentalmente, de diálogo com a população”.
SEM TASSO
O ato realizado no Conjunto Ceará, contaria com a presença do candidato pela chapa de Eunício Oliveira ao Senado, Tasso Jereissati (PSDB), no entanto, o tucano não compareceu. Segundo Eunício, em conversa na noite anterior que também contou com a presença de Roberto Pessoa e o segundo suplente para Senador, Fernando Façanha, Tasso teria pedido “um tempo”, para se desligar de seus negócios e entrar de vez na política.
“O senador Tasso Jereissati estava totalmente voltado para as empresas, estava fora da política e pediu para todos nós que compreendêssemos um pouco a transferência que está fazendo, saindo dos conselhos das empresas, e as entregando para profissionais”, disse Eunício, dando conta de que Tasso teria pedido “paciência” aos companheiros para que ele possa se entregar e integrar de corpo e alma, para caminhar conosco em todo o Estado.
FISCALIZAÇÃO DO TRE
Durante a atividade realizada no Conjunto Ceará, fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estiveram presentes fiscalizando toda a caminhada. O fiscal Emídio Santos esclareceu a equipe de reportagem do jornal O Estado, que a presença tem como principal objetivo, informar aos candidatos sobre a legislação que busca dar igualdade de oportunidade às candidaturas. “Estamos explicando para os candidatos e seus assessores sobre os seus limites. Estamos admirados pela disciplina deles, apesar de apenas a campanha política estar começando agora”, disse. Na ocasião, pelo menos três fiscais acompanharam o andamento da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário