O que eles, os turistas, viram em Fortaleza

De passagem pelo Brasil para a Copa do Mundo, turistas estrangeiros ouvidos pelo G1 elogiam a hospitalidade local e a disposição das pessoas em ajudar, e ressaltam que relatos de problemas ouvidos antes da chegada pareceram exagerados ao aterrissar por aqui.
No entanto, o trânsito das cidades-sede, a falta de conhecimento de inglês para comunicação e até roupas consideradas curtas para um muçulmano foram apontados como razões para certo incômodo.
Leia abaixo  histórias de estrangeiros que passaram por Fortaleza do Mundial:


Em Fortaleza:
Os americanos Geoff Rubendall e Michelle Gau  (Foto: G1 CE)Os americanos Michele Gau e Geoff Rubendall
(Foto: G1 CE)
Geoff Rubendall e Michelle Gau (EUA) 
A Copa deles: O casal de engenheiros americanos Geoff e Michelle escolheu Fortaleza como sua cidade-sede da Copa no Brasil. Eles chegaram em 12 de junho, dia da abertura do Mundial. "Quando o Brasil jogava com a Croácia, estávamos voando para Fortaleza", diz Michelle. A americana conta que se tornou fã de futebol por causa do marido. "Eu cresci jogando, sempre fui muito fã de futebol. Quando me casei com ela, disse: 'Nós vamos para o Brasil'", conta Geoff. O casal, que mora na Califórnia, explica por que escolheu Fortaleza. "Adoramos essa ideia de ser uma cidade na praia. Assim, aproveitamos a praia, o futebol e a cultura ao mesmo tempo."
Primeiras impressões: Esta é a primeira vez que os dois estão no Brasil. "É um país bonito, é um povo bonito. Eu gostei da cultura, vemos as pessoas unidas. Os brasileiros adoram festas. É diferentes dos Estados Unidos. Eles são muito positivos."
Melhor do Brasil: "Todo mundo tem sido muito feliz e amigável".
Pior do Brasil: "A comida é muito boa, mas não estamos acostumados a comer frituras. Lá na Califórnia, as comidas são muito frescas, com vegetais e frutas. Tem sido um desafio colocar essas comidas fritas para dentro do corpo", afirma Geoff.
Segurança: "É bom ver todos os policiais ao redor. Fomos à Praia do Futuro. Lá, percebemos um pouco menos de segurança e pensamos se ficaríamos ou não. Mas é um lugar legal e não houve problema", diz o americano. "Passeamos muitas vezes em alguns pontos de Fortaleza, e tudo foi agradável", completa Michelle.
Língua: Geoff revela que esperava se comunicar mais facilmente no Brasil. "Tive muita dificuldade na comunicação, e encontramos poucas pessoas que falam inglês. Eu pensava que veria mais gente [com domínio do idioma], mas tenho me comunicado com gestos", conta o turista.

Georg Gauler (Foto: G1 CE)O turista alemão Georg Gauler (Foto: G1 CE)
Georg Gauler (Alemanha) 
A Copa dele: O médico Georg Gauler veio com a família para curtir a Copa do Mundo no Brasil. Esta é a primeira vez dele no país. Os alemães passaram uma semana em Salvador, onde assistiram à goleada de 4 a 0 da Alemanha em cima de Portugal. O médico está há quatro dias em Fortaleza. "Vi muito futebol e aproveitei a comida, mas espero conhecer mais coisas do país."
Primeiras impressões: "É um país legal. Eu realmente gostei muito. É um povo maravilhoso e amigável. Estou realmente encantado".
Melhor do Brasil: "As pessoas são amigáveis. Todo mundo é solícito, todo mundo é legal. Isso é uma coisa que gostamos aqui".
Pior do Brasil: "O trânsito. Além disso, está tudo bem".
Segurança: "Particularmente, não tive problema, mas não vou a locais diferentes. Sempre ando em locais que eu vejo que há pessoas seguras, e não ando em ruas escuras. Por onde eu tenho andado, está tudo bem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário