O pirão de cada um tem farinha do mesmo saco


Candidatos no CE têm metas semelhantes
Os candidatos ao governo do Ceará, Ailton Lopes (Psol), Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB), partiram de perspectivas diferentes para chegar às diretrizes dos plano de governo que foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE). Apesar de algumas divergências, ambos apontam as questões como segurança, saúde e educação como prioridades e defendem diferentes pontos de vista.
Ailton Lopes dividiu suas propostas em 123 páginas. Mais sucinto, Camilo usou apenas 11 páginas, algumas delas ilustrativas e em tópicos. Eliane Novais (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB), em 20 páginas, apresentaram um esboço de suas diretrizes. Ailton apontou que, enquanto os demais postulantes defendem que a gestão pode romper a escalada da violência, a saída, segundo o candidato do Psol, é a desmilitarização da Polícia Militar e o controle dos órgãos de segurança.
Camilo Santana, por sua vez, também aponta que é preciso planejar e consolidar o fortalecimento institucional dos órgãos de segurança. Segundo a proposta registrada, ele pretende definir a atuação da política de segurança pública de forma integrada com as demais políticas públicas atuando de forma sistêmica no território, executando nos locais mais vulneráveis ações relacionadas à segurança, saúde, educação, emprego e infraestrutura pública, envolvendo as secretarias de Governo. Disso fazem parte ações de combate ao tráfico e uso de drogas. Além disso, pretende fortalecer o programa Ronda do Quarteirão – mote de campanha do governador Cid Gomes.
Em linhas semelhantes, Eunício diz que a questão da segurança é uma de suas maiores preocupações, viabilizando soluções que tragam tranquilidade à população. Neste sentido, disse que pretende adotar um binômio “gente e gestão”, considerando que a manutenção da segurança só pode acontecer quando há um investimento intenso no ser humano e na gestão firme dos serviços prestados à população, além do olhar diferenciado no combate ao tráfico de drogas e tratamento dos dependentes químicos.
Já Eliane Novais defende uma nova política em que se evolua das promessas eleitorais para os compromissos eleitorais, resolvendo as mazelas que hoje são denunciadas pela oposição ao governo Cid.
SAÚDE
Para melhorar a saúde, Ailton trata a questão como prioritária e diz que o desafio é o fortalecimento da saúde primária, a implantação de uma política de tratamento do dependente químico a partir do debate da legalização das drogas. Já Camilo, que representa a atual base do Governo, pretende consolidar a estrutura do sistema de saúde do Estado, ampliando a articulação com os municípios e instituições privadas e assistencialistas. Ou melhor, fortalecer a gestão das políticas públicas integradas.
Eunício, porém, fala no papel do Estado como gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) e promete incrementar a atenção e o esforço nos cuidados com a saúde preventiva primária e, na fase do ensino, valorizar os profissionais da saúde, enquanto Eliane Novais diz que dará importância ao combate sistemático às desigualdades sociais, avançando na cobertura e melhoria da gestão da saúde e saneamento básico.
EDUCAÇÃO
Em comum, os candidatos falam em políticas para estimular a educação. Também prometem dar atenção a escolas em áreas de vulnerabilidade. Camilo Santana promete um novo modelo de atendimento à educação infantil nos municípios cearenses, além do apoio à expansão do atendimento à educação fundamental em tempo integral. Eunício, porém, promete erradicar o analfabetismo, em parceria com as prefeituras, promovendo a universalização, integralização e qualidade do Ensino Básico. O peemedebista também coloca a criação de uma nova estratégia para implantação e rápida expansão do ensino em tempo integral entre suas prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário