Ô coisa besta!


Choros preocupam e Seleção terá psicóloga por toda a Copa
A choradeira de Thiago Silva, Júlio César, Neymar e outros atletas nos jogos da Copa do Mundo – especialmente, contra o Chile – fez com que a psicóloga da seleção brasileira, Regina Brandão, fosse acionada por Felipão. Ela chegou à Granja Comary já na noite de segunda-feira, dia da reapresentação após o jogo com o Chile. Regina havia visitado a seleção brasileira nos primeiros dias de preparação para a Copa, quando entregou a Felipão um perfil psicológico de cada atleta. A demonstração de instabilidade emocional na partida contra o Chile, entretanto, fez com que ela voltasse ao CT. Até o duelo com a Colômbia, ela vai tentar recuperar o aspecto psicológico dos jogadores. E, a pedido de Felipão, deve acompanhar pessoalmente a Seleção agora até o fim da Copa.
Ao site oficial da CBF, a psicóloga disse que o retorno estava planejado antes mesmo do jogo com o Chile. “A visita de hoje faz parte do nosso planejamento inicial. Eu estava ainda em aulas na universidade, então tinha que ficar indo e voltando. Não podia ficar aqui muito tempo, porque também tenho meu consultório. Entrei de férias na sexta-feira e, como já tínhamos planejado antes, estou aqui agora e volto na semana que vem”.
Essa informação, porém, contradiz a que foi passada inicialmente pela própria comissão técnica da CBF, antes de a Copa do Mundo começar. O trabalho de Regina Brandão seria feito em apenas três dias, mas ela foi chamada de maneira emergencial para administrar a crise emocional que abateu alguns jogadores – crise esta que a própria comissão técnica admitiu em encontro com jornalistas na tarde de segunda-feira. “Estou sempre em contato com os jogadores, por WhatsApp, telefone e e-mail. Estou sempre ligada neles e acompanhando como têm sido essas questões psicológicas”, disse Brandão.
Thiago Silva
A constatação da comissão técnica é que o time está fragilizado e precisa melhorar para continuar no Mundial. Thiago Silva, o capitão que chorou antes da cobrança de pênaltis ante o Chile, é um dos principais focos de instabilidade. Capitão, o zagueiro disse que não estava confiante para cobrar pênalti e pediu a Felipão para ser o último da lista. Por isso, foi alvo de muitas críticas nos últimos dias.
Em entrevista coletiva, Ramires negou que a emoção prejudique a equipe e disse que servirá de motivação. “Isso tem sido muito comentado. Foi uma emoção diferente contra o Chile, já passei por isso numa final de Liga dos Campeões, já vi jogadores muito mais experientes chorando. É a emoção normal de um jogo que vai para os pênaltis. Tivemos uma conversa antes de a Copa começar com a Regina. O que a gente passou contra o Chile vai servir de motivação”.
Também para o terceiro goleiro Victor, a choradeira dos principais jogadores não é problema. “Os jogadores estão vivendo essa Copa do Mundo de forma intensa, e isso acaba extravasando através do choro. Isso não é ruim, é uma forma de motivar. No início da cobrança de pênaltis o Júlio César acabou chorando e fez o que fez [defendeu duas cobranças]. Acho que isso é intensidade e orgulho de representar tantas pessoas, não vejo isso de forma negativa, vejo como motivação”.
Titulares ainda não treinaram na Granja
Todos esperavam o primeiro treino dos titulares da seleção brasileira antes do confronto com a Colômbia, mas, ontem, Felipão escondeu o jogo mais uma vez, na Granja Comary. Os principais jogadores não foram ao campo, ficaram apenas na academia fazendo atividade física. Somente os reservas treinaram, assim como na segunda-feira. Fizeram um jogo-treino contra o time sub-20 do Fluminense. Dessa maneira, ainda não há pistas sobre o meio-campo canarinho na decisão de sexta-feira, no Castelão. Sem Luiz Gustavo, suspenso pelo segundo cartão amarelo, especula-se que Paulinho possa voltar à onzena titular e compor a contenção ao lado de Fernandinho. Hernanes, Ramires e até David Luiz também podem ser utilizados – no caso de deslocamento zagueiro, Dante seria a primeira opção para atuar ao lado de Thiago Silva.
QUEM ENTRA NO TIME?
Somente hoje serão conhecidas as mudanças que Scolari deve promover na equipe para as quartas de final da Copa do Mundo. O treino do dia está marcado para as 10h30. Duas horas depois, a delegação deixa a Granja Comary em direção ao Rio de Janeiro e, às 16h30, embarca rumo a Fortaleza. Além da dúvida sobre o substituto de Luiz Gustavo, Daniel Alves pode perder a vaga para Maicon. Neymar, que se recupera de lesões por traumas, continuou fazendo tratamento na coxa esquerda e no joelho direito, ambos machucados após pancadas recebidas na vitória sobre o Chile. O camisa 10 desceu ao gramado apenas para acompanhar parte do treino dos suplentes. Ele não mancava como na chegada a Teresópolis depois da folga, mas tinha uma atadura protegendo o joelho direito, com um aparelho que emite choques para aliviar a dor. Até a partida, o craque vai tomar analgésicos e fazer fisioterapia.
Outros titulares também acompanharam o treino. Os reservas jogaram com Victor; Maicon, Dante, Henrique e Maxwell; Paulinho, Hernanes, Ramires e Willian; Bernard e Jô. Felipão acompanhou parte do trabalho dentro de campo e o segundo período do banco, ao lado de Parreira. Ao contrário do que faz nos coletivos, ele não paralisou a partida para arrumar o posicionamento dos jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário