Hospital Regional Norte faz campanha pela doação de leite materno


O Hospital Regional Norte, construído pelo Governo do Estado em Sobral, está fazendo campanha de doação de frascos para o armazenamento de leite humano, com apoio do Comitê Estadual de Banco de Leite. A orientação da coordenadora do Banco do Leite Humano do HRN, Samara Andrade, "é que o frasco tenha tampa plástica, a mesma dos frascos de café solúvel, material mais usado nesse tipo de trabalho. As tampas de ferro oxidam, inviabilizando o uso do material. E como possuímos essa demanda, os frascos têm grande rotatividade no setor, daí a importância da campanha para reforçar nosso estoque", disse.
A equipe do Banco de Leite Humano fez a distribuição de folders e cartazes. Também têm sido realizadas buscas ativas para localizar funcionárias que estão retornando de licenças-maternidade e assim possíveis doadoras. O Centro de Estudos de Ensino e Pesquisa tem feito ampla divulgação entre estagiários, por meio das parcerias com o Instituto Superior de Teologia Aplicada (Faculdades INTA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O Serviço Social do HRN, no trabalho de orientação, tanto aos pacientes, como aos acompanhantes, também tem buscado envolver a todos nessa importante Campanha.
Salvando bebês
O Banco de Leite Humano do HRN tem coletado cerca de 5 litros de leite por mês, com uma média de 18 receptores do leite, já pasteurizado, a cada mês, processo realizado em Fortaleza no Hospital Dr. Cesar Cals, da Secretaria da Saúde do Estado. O setor conta com equipe formada por biomédicos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atendem todos os dias, pessoas como Cleidiane Lima Pinheiro, moradora do município de Tianguá, a 88 quilômetros de Sobral. A dona de casa está com a filha recém-nascida, internada na UCI Neonatal, por conta de problemas respiratórios durante o parto.
Como o bebê é alimentado a cada três horas, Cleidiane toma todos os cuidados durante a coleta do leite. "No início eu tinha um certo medo em fazer a ordenha, mas aos poucos, com ajuda do pessoal aqui do Banco de Leite, eu fui vendo o quanto isso tem ajudado não só a minha filha, mas a outras crianças que estão internadas aqui. Sem falar na orientação dada às mães sobre a importância do leite para a 6saúde dos nossos filhos", afirma a dona de casa, que é uma das 5.276 mães atendidas pelo setor, desde o início dos trabalhos, em setembro do ano passado.
DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
online@oestadoce.com.br
Fonte: Governo do Estado
(AG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário