Granja do Torto cedida a Raul Castro


Planalto diz que presidente cubano solicita hospedagem

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou que cedeu a Granja do Torto para hospedagem do presidente de Cuba, Raul Castro, atendendo a um pedido do próprio dirigente cubano. Raul Castro chegou a Brasília na noite de quarta-feira, 16, para participar nesta quinta-feira, 17, de uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, e os integrantes da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
"O presidente de Cuba, Raul Castro, solicitou à Presidência da República a hospedagem na Granja do Torto e o pedido foi atendido", informou a Secretaria, em nota. E justificou: "é praxe nas relações diplomáticas em todo o mundo disponibilizar hospedagem dos chefes de Estado em visita ao País".
No dia em que Raul Castro desembarcou em Brasília, no entanto, 15 outros presidentes estavam na capital federal participando da reunião dos Brics com países da América do Sul. Mas, a deferência em relação à hospedagem, foi apenas para Raul Castro. Antes de seguir para a reunião no Itamaraty, com a presidente Dilma, o cubano recebeu a visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na Granja do Torto.
A Granja do Torto é uma residência oficial de campo da Presidência da República. A presidente Dilma raramente a usa, apesar de já ter realizado reunião ministerial lá e de ter ficado hospedada no local, no período da transição do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o seu, após ser eleita, no final de 2010.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gostava muito da casa de campo, que foi palco de várias festas juninas organizadas no seu governo e de partidas de futebol em fins de semana e feriados. Lula fez também várias reuniões ministeriais no local e costumeiramente realizava ali churrascos com convidados ilustres.

Penso eu - Com a devida venia, iremos ao Planalto, por ofício, solicitar as ditas acomodações para uma delegação que deseja passar um fim de semana em Brasília, para reuniões com os brilhantes jornalistas Rangel Cavalcante, Wilson Ibiapina, Fernando Cesar Mesquisa e J.B.Serra Gurgel. Seguiremos, tão logo sejamos atendidos, os jornalistas, Eliomar de Lima, Tarcisio Colares, Nelson Faheina, Marcos Nunes, Moacir Maia, Julieta Brontee, Socorro Ribeiro, Newton Pedrosa e Roberto Bulhões. Já conseguimos o busão do Sindicato dos Radialistas, gentilmente emprestado pelo reitor Dedeco. esperamos apenas agora, as definições do Planalto e do Itamaraty e a confirmação do Narcélio Limaverde que diz que só irá se o Peixoto de Alencar for também. Irei, mas não na condição de chefe da delegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário