Cheirando ruim


Pesquisa de intenção de voto para governo e senado já “está no forno”
Com quatro candidatos na disputa pelo Governo do Ceará e outros quatro na corrida para o Senado Federal, oficializados em convenções partidárias no final de junho, o Ibope prepara a primeira pesquisa de intenção de voto para a eleição de 2014 no Ceará. O levantamento, que inclui ainda a sondagem da preferência do eleitor cearense para a Presidência da República, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TRE), como prevê a legislação em vigor.
O Ibope foi contratado pela TV Verdes Mares. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, com o número 00010/2014, no último dia 17 de julho e tem autorização para ter o resultado  divulgado a partir de hoje. Os pesquisadores ouviram 1.204 eleitores. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa levanta a opinião dos eleitores sobre a intenção de voto tanto para a pesquisa espontânea quanto para a estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam o governo do Estado, o Senado Federal e a Presidência da República) e sobre a rejeição dos candidatos que disputam a eleição.
QUESTIONÁRIO
O questionário, que tem 15 perguntas, começa indagando aos eleitores sobre o interesse pelas eleições que serão realizadas em outubro. O Ibope ainda levanta a opinião dos entrevistados sobre qual a área em que a população vem enfrentando os maiores problemas no Ceará.
A pesquisa Ibope também pede a opinião dos eleitores sobre a atuação do governador Cid Gomes (Pros) e da presidente Dilma Rousseff (PT).
Na pesquisa Ibope, o eleitor ainda é questionado sobre o desejo de mudança quando o instituto indaga “pensando no próximo governador do Ceará, o senhor gostaria que fosse eleito um candidato que: 1) mudasse totalmente a atual administração; 2) mantivesse alguns programas, mas mudasse muita coisa; 3) fizesse poucas mudanças e desse continuidade para muita coisa; ou 4) desse total continuidade à administração atual?
METODOLOGIA
A pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A área de abrangência da coleta é o estado do Ceará. A relação dos municípios selecionados para aplicação da amostra será apresentada até o 7º dia seguinte ao registro da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário