Do céu ao limbo


Inácio Arruda ficará de fora da disputa em 2014
O senador Inácio Arruda (PCdoB) (foto) não disputará qualquer cargo nas eleições deste ano depois de ficar de fora da composição da chapa majoritária articulada pelo governador Cid Gomes (Pros). O senador pretende se dedicar, agora, à ampliação da bancada do seu partido na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Lula Morais (PCdoB). O comunista trabalhava manter a aliança com Cid, mas não descartava a possibilidade de disputar isoladamente a reeleição ao cargo de senador.
Ao jornal O Estado, Lula Morais tentou minimizar o desfecho do partido, afirmando que a chapa encabeçada por Camilo Santana (PT) é boa e, portanto, o PCdoB não guarda “mágoas”. Nos bastidores, porém, a informação é de que partido teria ficado contrariado e decidiu permanecer na aliança devido ao pouco espaço de tempo para articular a candidatura de Inácio.
“O projeto era colocar o Inácio na vice, mas, infelizmente, não deu. Mas, mesmo assim, não ficou mágoa nenhuma”, destacou Lula Morais, acrescentando que, agora, o plano do PCdoB para estas eleições, além de manter apoio ao projeto em andamento, é manter os deputados Chico Lopes e João Ananias na Câmara Federal e ampliar a bancada de deputados estaduais.
A equipe do jornal O Estado tentou conversar com o senador Inácio Arruda, mas, segundo sua assessoria, o partido encaminharia uma nota oficial à imprensa tratando do assunto. Entretanto, até a publicação desta edição, nenhuma informação foi divulgada. Mais tarde, o presidente estadual do partido, Luiz Carlos Paes, também foi procurado, mas as ligações não foram atendidas.
PERFIL
Em seu primeiro mandato ao Senado, Inácio Arruda iniciou sua vida pública nos anos 80, como presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza. Filiado ao PCdoB desde 1981, foi eleito, em 1988, vereador de Fortaleza; em 1990, deputado estadual e em 1994, deputado federal, se reelegendo em 1998 e 2002. Na última eleição para a Câmara Federal, Inácio recebeu 302.627 votos, sendo o deputado federal mais votado em toda a história do Ceará. Inácio também disputou a prefeitura de Fortaleza em 2000 e em 2004. Em 2006, foi eleito senador do Ceará, com quase dois milhões de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário