Coluna do blog



...e dando os trâmites por findos...
A máscara do gigante - O  mito da seleção Canarinho nos fazia sonhar formosos sonhos. Mas no futebol, assim como na política, é mau viver sonhando e sempre preferível se ater à verdade, por mais dolorosa que seja. Por Mario Vargas Llosa para El País.Fiquei muito envergonhado com a cataclísmica derrota do Brasil frente à Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, mas confesso que não me surpreendeu tanto. De um tempo para cá, a famosa seleção Canarinho se parecia cada vez menos com o que havia sido a mítica esquadra brasileira que deslumbrou a minha juventude, e essa impressão se confirmou para mim em suas primeiras apresentações neste campeonato mundial, onde a equipe brasileira ofereceu uma pobre figura, com esforços desesperados para não ser o que foi no passado, mas para jogar um futebol de fria eficiência, à maneira europeia. Nada funcionava bem; havia algo forçado, artificial e antinatural nesse esforço, que se traduzia em um rendimento sem graça de toda a equipe, incluído o de sua estrela máxima, Neymar. Todos os jogadores pareciam sob rédeas. O velho estilo – o de um Pelé, Sócrates, Garrincha, Tostão, Zico – seduzia porque estimulava o brilho e a criatividade de cada um, e disso resultava que a equipe brasileira, além de fazer gols, brindava um espetáculo soberbo, no qual o futebol transcendia a si mesmo e se transformava em arte: coreografia, dança, circo, balé. Os críticos esportivos despejaram impropérios contra Luiz Felipe Scolari, o treinador brasileiro, a quem responsabilizaram pela humilhante derrota, por ter imposto à seleção brasileira uma metodologia de jogo de conjunto que traía sua rica tradição e a privava do brilhantismo e iniciativa que antes eram inseparáveis de sua eficácia, transformando seus jogadores em meras peças de uma estratégia, quase em autômatos. Assinado Mário Vargas Llosa.

A frase: “Reconhecimento. É o maior sentimento que um ser humano pode ter”. Spinosa, treinador de futebol.


Até a KGB (Nota da foto)
A segurança interna do Centro de Eventos, sede do BRICS, foi realizada pela Polícia Federal, Forças Armadas e os agentes próprios de cada presidente. O ambiente externo foi de responsabilidade da SSPDS. Mas os três órgãos  atuaram juntos na segurança dos locais de hospedagem dos presidentes e comitivas. A estrela aí trouxe a KGB. O copo onde ele bebe água, primeiro é lavado com vodka,russa, claro. Pra desinfetar.

Ouvi pela aí...
O Governo do Ceará estaria pronto pra gastar coisas de uns 800 milhões para construir um teatro para a ópera do Estado.

Perguntar não ofende
Será que, com 800 milhões no bolso não se faria um grande negócio arrumando o lindo Teatro São José, com localização privilegiada, fazendo alí nossa Ópera?

Já chega!
Num guento mais, um minuto que seja, desse mundaréu de incréu querendo achar chifre em cabeça de cavalo, culpando até o capeta pelas derrotas da Seleção.Muda o disco!

Grande Lucio
Roberto Claudio convidou ex-prefeitos para lançamento do Projeto Fortaleza 2040. Lúcio Alcantara foi. Por bem querer à capital. Uns-e-outra nem tchum!

Beleza põe mesa
A secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, assume quinta-feira (17), em Brasília, uma cadeira no Conselho Nacional de Política Penitenciária Criminal e Penitenciária. Bonita e competente.

Covardia oportunista
Um vídeo convocando para um ato contra o governo pipocou nas redes sociais. Chamava para protestos depois da Copa. O fracasso da seleção foi atrelado ao governo federal.

Tio imortal
Ferreira Gullar, de 83 anos, enviou carta à ABL oficializando a sua candidatura à imortalidade. Se eleito, ocupará a cadeira de Ivan Junqueira.

Imagina no Brics
Cristina veio de Buenos Aires e, patrocinada por Tia Dilma faz uma cerca-lorenço pra botar a Argentina no Brics. Quem vai aguentar o Maradona?

Tasso em palanque
“A questão da segurança, por exemplo é uma delas e afeta a todos. Não vejo nenhum local em que o cearense não esteja amedrontado, apavorado diante da ameaça à sua liberdade”.

Aliás...
Foi num  governo dele que as polícias do Ceará, sem comando e sem controle, foram para as proximidades da Beira Mar e montaram uma praça de guerra,uma contra a outra.

O PTB de Nova Olinda
Diz que no primeiro aniversário de morte de Getúlio Vargas, o PTB de Nova Olinda,no Cariri cearense, resolveu prestar homenagem ao patrono. E arrumou um retrato de GV para aposição na sala de entrada da sede. Convidados foram autoridades de toda a região; civis, militares e eclesiásticas.Uma festa com salgadinhos e refrescos. Quando tiraram o pano que cobria a foto, Getúlio estava de cabeça pra baixo. Agora entendo porque a Seleção de futebol do Brasil está sendo comparada ao PTB de Nova Olinda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário