Busão novo e articulado pro pessoal da Bezerra


Ônibus articulados entram em circulação em setembro
Até setembro, Fortaleza deve receber a primeira remessa de ônibus articulados. Ao todo, serão oito que vão percorrer a Avenida Bezerra de Menezes.  A informação é do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira. Em entrevista ao jornal O Estado, ele afirmou que cada veículo tem 18 metros de comprimento e possui capacidade para transportar cerca de 200 passageiros.
Conforme Dimas, esse tipo de veículo tem que andar, exclusivamente, no corredor especial (linha azul) devido ao tamanho e a dificuldade que tem nas manobras. Ele informou que “à medida que os corredores especiais ficarem prontos, novos veículos desse tipo chegarão a Fortaleza”. Além da Bezerra de Menezes, futuramente os ônibus circularão nos bairros Parangaba e Papicu.
“Nós vamos fazer a implantação desses novos tipos de coletivo e apontar quantas unidades serão necessárias para cada etapa de corredores especiais”, promete. Ele lembrou que os novos ônibus terão ar-condicionado e a prioridade deles é o aumento do transporte de passageiros, porque tem o dobro da capacidade dos ônibus comuns.
Entre outras mudanças estruturais, o piso do veículo é mais baixo, sem desnível ou degraus, facilitando a mobilidade dentro do coletivo. Assim, o ônibus ficará no nível da calçada durante o embarque e desembarque dos passageiros. Dimas disse ainda que o embarque continuará sendo pela porta traseira e a tarifa será a mesma cobrada em toda a rede de transporte.
CORREDORES SEGREGADOS
Conforme o presidente do Sindiônibus, ele viajou a Belo Horizonte para conhecer os primeiros corredores segregados que estão sendo implantados na cidade mineira para o uso dos ônibus articulados. O mesmo modelo, segundo ele, vai existir em Fortaleza, exatamente para adequar o uso do novo transporte público.
O corredor segregado, segundo explicou, “tem uma barreira, um muro baixo para evitar que outros veículos entrem nele para dobrar numa rua”. Sem dar maiores detalhes, disse que os corredores segregados estão perto de ser implantados em Fortaleza e que tem pressa devido à chegada dos ônibus articulados. Porém, adiantou que as paradas serão instaladas no canteiro central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário