Bom dia

Bilhete do Francis Vale

Macário,

No link abaixo, pode-se ler uma matéria bem interessante.
É o seguinte: uma juíza de Maracanaú decidiu que os cinemas não podem impedir que as pessoas entrem com alimentos( refrigerantes, água mineral, pipoca etc) comprados fora.
A propósito, há uns cinco anos, li uma entrevista do vice-presidente da Cinemark ( uma das oligopolistas do circuito exibidor de cinema no Brasil) na qual ele esclarecia que apenas quinze por cento da receita das suas salas vinham dos ingressos vendidos na bilheteria. Ou seja, oitenta e cinco por cento vem da venda de produtos de alimentação. Daí a imposição ilegal e absurda de proibir alimentos comprados fora.
Aí cabe a pergunta: estamos diante de salas de cinema ou de mercadinhos?
A resposta: em cada shopping temos mercadinhos com cinemas dentro. Os mercadinhos usam os filmes para atrair os compradores de seus produtos, por sinal com preços que chegam ao triplo dos cobrados na própria "Praça da Alimentação" dos shoppings.
Isso explica porque o circuito exibidor aposta todas as fichas nos "arrasa quarteirão". São eles que ajudam a vender pipoca. Cinema brasileiro não dá pé porque vende pouca pipoca. Com exceção das pornochanchadas globais, bem divulgadas pelo império midiático dos Marinhos.
Pobre Brasil. Com essa permissividade toda, nosso cinema continua assim: setenta por cento dos filmes fora do circuito. Quem manda não vender muita pipoca...

Abs.

Francis


O Francis Vale é cineasta, advogado e servidor do Estado, retirado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário