Avião abatido


Obama pede acesso à área onde avião foi abatido na Ucrânia
Presidente pediu acesso à área onde avião foi abatido e trégua em Gaza

Foto: Pascal Rossignol / Getty Images
Foto: Pascal Rossignol / Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exigiu ontem, dia 21, o acesso imediato de especialistas à área onde foi abatido o avião da Malaysia Airlines na semana passada, deixando quase 300 vítimas.
“Investigadores internacionais estão no local, eles estão preparados para conduzir a situação com os protocolos certos, para coletar evidências. Eles precisam de acesso imediato e total ao local, para fazer uma investigação completa e transparente”, disse o mandatário norte-americano em pronunciamento realizado na Casa Branca.
De acordo com Obama, forças russas “impediram acesso local” e quando, as equipes se tentam se aproximar, eles disparam para o ar. “Estão removendo evidências do local. O que estão tentando esconder?”, questionou o presidente. “Estão retirando corpos do local, muitas vezes sem o cuidado que normalmente esperamos. É um insulto para quem perdeu alguém”, concluiu.
O voo MH 17 da Malaysia Airlines foi abatido na última quinta-feira enquanto sobrevoava território ucraniano tomado por forças separatistas, que tem o apoio de Moscou. Todas as 298 pessoas a bordo da aeronave morreram.
Oriente Médio 
Obama ainda manifestou sua preocupação pela escalada do número de vítimas civis em meio a confrontos na Faixa de Gaza. “Não queremos mais ver civis mortos”, apontou.
O presidente dos EUA pediu um cessar fogo imediato e disse que o secretário de Estado, John Kerry, irá atuar neste sentido. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário