De Sobral para o Brasil


Farmácia Popular de Sobral é destaque em revista do Conselho Federal de Farmácia

 O serviço de atenção farmacêutica do Município de Sobral foi destaque na Revista “Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS”, do Conselho Federal de Farmácia, lançada durante o 30º Congresso Nacional de Secretarias de Saúde, realizado de 1º a 4 de junho, no Espírito Santo.

A experiência da Farmácia Popular de Sobral está entre os 28 relatos de iniciativas bem sucedidas de farmacêuticos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), em municípios das cinco regiões do país.

O artigo, de autoria da gerente da Farmácia Popular de Sobral, Yana Brena Silva, intitulado “Educação do Paciente Hipertenso e Diabético na Farmácia Popular de Sobral (CE)”, mostra que “o serviço de atenção farmacêutica foi determinante para a corresponsabilização da saúde e a otimização do uso de medicamentos e a efetiva melhora do controle da pressão arterial e glicemia dos pacientes avaliados.” Os dados foram obtidos a partir do acompanhamento mensal de um grupo de 24 pacientes hipertensos-diabéticos, na faixa etária de 60 a 69 anos, no período de junho de 2009 a julho de 2012.

A Farmácia Popular de Sobral foi inaugurada no dia 29 de junho de 2006 para atender à população do Município e de cidades vizinhas. Foi a 8ª do gênero no Ceará e a 163ª no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário