Vou puxar cobra pros pés


O preço das notícias

Muita gente já ouviu falar no tema. Muita gente sabe como é que funciona uma parte importante do relacionamento entre Governo e imprensa. Mas uma confissão tão clara como esta, do governador peemedebista mato-grossense Silval Barbosa, em entrevista ao programa Folha Mix, da Rádio Mix, no dia 11, soa quase inacreditável, pela sem-cerimônia com que reconhece atos de corrupção:

"Se eu não conseguir equacionar a questão financeira, o que eu puder pagar e divulgar no prazo certo, se a imprensa não estiver satisfeita, com seu saldo certinho, pode entrar o melhor jornalista do mundo que não vai comunicar da forma que eu quero que comunique (...) Abre um site, qualquer tipo de site, aí o cara quer cinco ou dez mil de mídia por mês (...) Às vezes um meio de comunicação quer 500 mil por mês e nós não podemos pagar 500 mil, podemos pagar 200, e às vezes a gente não consegue colocar a notícia da forma que nós queremos (...) É, eu tenho meio de comunicação, minha família tem, eu nasci com isso, tem 30 anos que eu tenho. É assim, infelizmente, que funciona!"

É assim, infelizmente, que ele diz que funciona. E com o nosso dinheiro. A imprensa de Mato Grosso tem de rebatê-lo com dureza - a menos que aceite a pecha de corrupção. E a imprensa nacional não pode deixar o assunto passar batido. Quem se calar estará dando um importante sinal sobre a ética que pratica.

Este é do Carlos Brickman e, emendo: não é assim só no Mato Grosso, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário