Tarados da madrugada tornam as coisas irreversíveis


Retirada de árvores ocorre na madrugada
As árvores do canteiro central da Av. Dom Luís, em Fortaleza, começaram a ser retiradas pela Prefeitura para dar início à implantação do sentido único na via, que irá resultar na instalação do binário, que, junto com a Av. Santos Dumont, faz parte do Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte de Fortaleza (Paitt), anunciado no início do mês de março. No total, 202 árvores serão retiradas e replantadas no Horto Municipal. Até ontem a noite, 25 árvores tinham sido retiradas. As espécies passarão por uma quarentena no Horto, e, em seguida, conforme a Prefeitura, serão replantadas nas calçadas das duas avenidas.
A retirada das árvores teve na noite de quarta-feira (23).  Os trabalhos começaram às 23h e seguiram até 5h. Pela manhã, outra equipe, de acordo com a Prefeitura, se responsabiliza pelo o fechamento das crateras e limpeza do canteiro central. De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Luís Alberto, a finalização do processo dependerá das condições climáticas e do porte das árvores. Entretanto, a expectativa é que, nos próximos 10 dias, todas as árvores sejam replantadas. As árvores estão sendo retiradas pela Construtora Samaria, sob a coordenação da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb).
Até ontem, a retiradas das árvores compreendia do trecho do Shopping Avenida até a altura da Rua Tibúrcio Cavalcante. A retirada das plantas se estenderá até a Via Expressa. Em seguida, prossegue para a Avenida Santos Dumont.
TERMO DE AJUSTAMENTO
A licença ambiental permitindo a execução das obras foi emitida no último dia 3 de abril, pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Para que as árvores fossem retiradas, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi firmado entre o Ministério Público do Ceará (MP) e a Prefeitura, onde o Município comprometeu-se a tentar transplantar todas as árvores com os cuidados específicos e destiná-las a um local público, apontado pela própria Seuma.
Além disso, a Prefeitura também prometeu plantar novas 225 árvores nas calçadas das Av. Santos Dumont, Dom Luís e próximo ao Terminal do Papicu. Além disso, o TAC prevê que o Município só poderá fazer qualquer intervenção na Praça Portugal após o projeto ser apreciado na Câmara Municipal de Fortaleza, onde está previsto que o encaminhamento será feito no próximo mês.
O secretário executivo Luís Alberto esclareceu ainda que as árvores estão em quarentena no Horto Municipal, pois, tendo em vista a poda radical, o Horto é o local “ideal” para recuperá-las, por possuir um terreno úmido, além da facilidade dos cuidados com as espécies.
PRÓXIMA FASE
Ainda na primeira parte da implantação do binário, será feita a recuperação do canteiro central, recomposição do asfalto, implantação da nova sinalização (tanto vertical como horizontal), implante de novos semáforos, campanha de comunicação para que a população seja alertada sobre os desvios e, por fim, a implantação do binário, onde será liberado por trechos. 
“Esta é a primeira etapa. Um projeto importantíssimo para a cidade, porque prioriza o transporte público, muito diferente do que as pessoas pensam que vai priorizar o automóvel” frisou Luís Alberto. Conforme ele, depois de maio, quando os passeios estiverem requalificados, cerca de 550 vagas particulares de estacionamentos de lojas no entorno das duas avenidas deverão ser retiradas.
IAB irá divulgar parecer técnico
O Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE) apresentará, hoje, um parecer técnico com posicionamentos acerca do projeto de implantação do binário, bem como as intervenções na Praça Portugal. O anúncio acontecerá no XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, também realizado pelo IAB-CE, que está sendo sediado no Centro de Eventos do Ceará.
O estudo, segundo a entidade, foi elaborado pela a divulgação oficial da proposta desenvolvida pela Prefeitura. Conforme o IAB, o anúncio das intervenções previstas pelo Município “veio acompanhado da notícia de que as obras se iniciariam de imediato, o que permite deduzir que a gestão estava tratando, a princípio, as definições do PAITT como definitivas e aprovadas”.
A apresentação do parecer será feita pelo presidente da entidade, Custódio Santos. Segundo o IAB, o documento levanta as questões que antecedem o problema e apontam os desdobramentos da proposta da Prefeitura. Dentre as questões, há análise do impacto da criação de um corredor preferencial e o aumento da circulação de linhas de ônibus sobre o comércio da Av. Dom Luís, e o aumento do fluxo de veículos nas vias perpendiculares de início e fim do binário.
ROCHANA LYVIAN
rochana@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário