Tá quase tudo controlado


Petistas divergem sobre apoio a Cid Gomes
O Partido dos Trabalhadores ainda não possui discurso uníssono e diverge quando o assunto é o apoio ao nome indicado pelo governador Cid Gomes (Pros) para disputar a chefia do Palácio da Abolição nas eleições de outubro deste ano.
O deputado federal petista José Airton Cirilo declarou que não tem nenhum compromisso com Cid e, por isso, não tem obrigação de apoiar o candidato do Pros para disputar a sucessão estadual. “Nós vamos ter que conversar muito para ver se vamos apoiar o candidato, porque, pelo menos até agora, eu não tenho nenhum compromisso com ele e nem com o candidato dele”, reforça.
Para Airton, o que interessa é o compromisso com um bom projeto ao Estado e às bases políticas. Caso seu partido concorde em apoiar “qualquer nome”, afirmou que não mudará de opinião. “O PT pode até apoiar, mas eu não vou apoiar qualquer nome do Pros”.
Até o momento, o parlamentar reclama que não teve nenhuma oportunidade de conversar com o governador. Segundo disse, insistiu para ser recebido em audiência, mas não houve conversa. “O governador nunca me recebeu”, lamenta. Ressentido, José Airton acrescenta que os municípios representados por ele não foram beneficiados pelo governador.
Contrário à posição de José Airton, o deputado estadual Camilo Santana (PT) enfatizou que apoiará o nome indicado pelo Pros. Ou seja, a indicação feita pelo governador Cid Gomes. A declaração foi proferida, ontem, durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa.
   Segundo o parlamentar, a decisão foi discutida com a Executiva Nacional, em conversa com o presidente nacional do partido, Rui Falcão, realizada na última terça-feira, em São Paul=o. “Foi um encontro bastante produtivo, que possibilitou avançar nessa relação e na construção dessa aliança no Ceará”.
SENADO
Apesar de membros do PT no Ceará reforçarem a intenção de a legenda disputar a vaga ao Senado Federal na chapa formada pelo Pros, o deputado federal Antônio Balhmann (Pros) admitiu que ainda não está definido que a vaga caberá ao PT na chapa majoritária. Os petistas defendem a postulação do deputado federal José Guimarães (PT).
Se a vaga for ocupada pelo PT, o partido teria a possibilidade de manter os três senadores: José Pimentel, Valdemir Catanho (assumirá caso o senador peemedebista Eunício Oliveira seja eleito governador do Estado) e José Guimarães (possível nome indicado pela legenda para disputar o Senado Federal). “É senador demais para um único partido no Ceará”, conclui, tentando deixar claro que não é contrário à postulação do deputado e evitando arriscar nomes para a disputa.
Segundo o parlamentar, a chapa majoritária ainda será formada, e tudo o que se fala é só especulação. Entretanto, acredita que a cabeça da chapa ficará mesmo com o Pros, principalmente porque o PMDB, por meio de Eunício, está dando sinais claros de que vai disputar o governo do Estado. Apesar das conversas de bastidores, de acordo com ele, quem decidirá a questão será o governador Cid Gomes. (Com informações de Tarcísio Colares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário