Os tarados do trânsito


Carros estacionados nas ruas secundárias geram congestionamento
Moradores da Rua Coronel Alves Teixeira, precisamente, os que residem entre a Avenida Desembargador Moreira e a Rua Joaquim Nabuco, no bairro Aldeota, em Fortaleza, denunciam o abuso e desrespeito de motoristas que ao se dirigirem a empreendimentos comerciais na área, estacionam de maneira irregular, impossibilitando, muitas vezes, os residentes de entrar em suas próprias casas.
Os moradores reclamam ainda que Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) retirou as placas de proibição de estacionamentos da via, o que aumenta a problemática. De acordo ainda com os residentes, os carros ficam estacionados dos dois lados da rua, o que contribui para o engarrafamento, principalmente nos horários de pico, tornando a área intransitável.
A dona de casa Sônia Maria Lima, 53, que mora na via, localizada entre as ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz há mais de 24 anos, assegura que, por várias vezes, ficou impossibilitada de entrar na sua residência, tendo que acionar a AMC, para resolver a questão. “É de uma maneira que ninguém pode entrar em casa”, relata, dando conta de que tem que esperar o dono do automóvel que está interditando a passagem para estacionar o veículo dentro de casa.
Já Rosana Tavares, 46, que trabalha em um dos condomínios residenciais da R. Coronel Alves Teixeira, afirma que, principalmente, no cruzamento da rua com Joaquim Nabuco, o congestionamento gerado por conta dos dois carros estacionados dos lados da via provoca vários acidentes. “Há dois anos, trabalho nesta área e, de lá para cá, a situação só piora”, conta, enfatizando que já presenciou vários acidentes.
AVALIAÇÃO DE DENÚNCIAS
Na manhã da última quinta-feira (17), a equipe do jornal O Estado esteve no local, onde constatou uma grande quantidade de carros estacionados nos dois lados da via. Por conta do grande número de veículos que circulam no local e de carros estacionados, a rua que antes era mão dupla, foi transformada pela AMC em mão única. Após reclamação de moradores, placas de proibido estacionar foram implantadas. Agora, os moradores não sabem explicar a razão das mesmas terem sido retiradas.
Carlos Damião, 46, funcionário público que tentava estacionar na via, afirma que, em toda a região, é difícil trafegar e estacionar. “Há vinte minutos, estou circulando para estacionar em um local seguro que não cause transtorno nem para os moradores, nem pra mim, mas é complicado”, diz, pontuando que, evita frequentar a área, preferindo, muitas vezes, pegar um táxi.
Um dos moradores que não quis ser identificado, também afirmou ao jornal O Estado, que a situação é caótica e os transtornos são diários. “Tive que chamar a Polícia, por presenciar vizinhos brigando pelo espaço com outros motoristas”.
SITUAÇÃO EM ANÁLISE
Sobre a problemática, a AMC afirmou que estudos estão sendo realizados na área, para minimizar os transtornos. Sobre a retirada das placas, o órgão não soube confirmar se foi a própria instituição que retirou ou se foram os comerciantes ou moradores da R. Coronel Alves Teixeira.



Penso eu - Outro exemplo: a Rua da Paz, uma feliz rua até bem pouco, vive esse mesmo drama. Um sabichão inventou de fazer mão única, liberar o estacionamento em todo canto e a coisa virou zona. Os engarrafamentos no fim da via, esquina com a Igreja da Saúde está a toda hora engarrafada. Os grandes e competentes engenheiros de transito devem ser colegas dos tarados do bloquete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário