Presidente do BNB pede exoneração após 19 meses
Ary Joel afirmou que sua decisão foi em caráter estritamente pessoal e irrevogável, afirmando não ter havido nenhum tipo de problema de ordem administrativa, política ou devido ao tipo de gestão que procurou implantar durante o período que esteve à frente do BNB. Ele assumiu o cargo em setembro de 2012, quando o banco passava por uma série de denúncias de irregularidades praticas por sua diretoria. “Hoje (ontem) de manhã terminei de redigir o meu pedido de exoneração do cargo e encaminhei ao ministro Guido Mantega, que entendeu minha argumentação. Agora, retornarei a Brasília, onde mora a minha família e passarei por um período sabático, de seis meses, no qual não poderei trabalhar em lugar algum, quer seja na iniciativa privada ou no poder público. Depois decidirei o que farei no futuro”, disse.
Ele destacou que cabe aos gestores compreender as necessidades que o banco precisa atender àquelas comunidades onde atua. Especialmente na região Nordeste, onde é grande o número de pequenos produtores e empreendedores, que precisam de crédito para crescer. “São pessoas que trabalham muito, com humor invejável, religiosidade inabalável, mas que enfrentam diversas adversidades climáticas, que causam um sofrimento considerável. Por isso, o banco precisa estar pronto para atender às demandas desta população”, ressaltou Joel.
REESTRUTURAÇÃO
Dentre os principais pontos que citou, do período de sua gestão, estão o projeto de reestruturação do BNB que contempla o aperfeiçoamento do modelo de governança; redefinição da política de crédito, para dar mais agilidade, com maior segurança; intensificação da cobrança de créditos inadimplidos (devedores); instituição de maior conformidade nos processos; criação de uma política de encarreiramento no banco, desde o menor cargo, até o de superintendente, por mérito. Também foi implementada a definição de alçadas decisórias através de comitês multidisciplinares, para não haver decisões individuais; expansão e modernização da rede de agências; cumprimento das recomendações dos órgãos de fiscalização e controle, além de modernização da infraestrutura tecnológica do banco.
O ex-presidente lembrou que sempre procurou trabalhar em equipe e que este grupo tinha uma série de metas de aplicação dos créditos, que foram cumpridas, em todas as linhas que a instituição disponibiliza, e com qualidade. “Sempre procuramos disponibilizar nossas linhas de crédito da melhor maneira possível. Além disso, apuramos as irregularidades cometidas num passado recente, que foram devidamente encaminhadas aos órgãos competentes, para a adoção de todas as medidas legais cabíveis”, finalizou Ary Joel.
NOVA GESTÃO
Já o novo presidente do BNB afirmou que, como substituto natural e integrante da equipe de gestão, conhece profundamente todo o processo de reestruturação do banco e as demandas do Nordeste. Por isso, trabalhará junto com sua equipe para oferecer, aos clientes da instituição, tudo aquilo que for possível para que eles possam gerar emprego e renda. “Tanto através do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE), o Crediamigo, Agroamigo e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Também fortaleceremos e valorizaremos o nosso corpo funcional, para continuar este bom trabalho”, ressaltou Nelson de Souza.
Um ponto fundamental de sua gestão, conforme informou, ontem, é que deverá ser incrementada, ainda mais, a melhoria da qualidade de atendimento aos clientes da instituição financeira, que é a nona do País. “Tínhamos 186 agências instaladas em toda a nossa área de atuação e, desde setembro de 2012 iniciamos o plano de expansão, visando construir outras 122. Destas, 84 já estão em funcionamento e, até o final de maio, as demais serão inauguradas. Além disso, firmamos um convênio de compartilhamento de rede com a Caixa Econômica Federal, representando 13.100 novos postos de atendimento, nas casas lotéricas”, completou Nelson.
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