Ninguém renuncia de graça


Presidente do BNB pede exoneração após 19 meses
O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Ary Joel Lanzarin, renunciou, ontem, ao cargo que vinha ocupando há 19 meses, encaminhando seu pedido ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, sendo prontamente atendido. Em seu lugar assume, interinamente, o até então diretor de Estratégia, Administração e Tecnologia da Informação (TI), Nelson Antônio de Souza, cujo tempo à frente da instituição é indefinido, uma vez que é o Conselho de Administração que elege o presidente, mas seu nome precisa ser aprovado pela Presidência da República.
Ary Joel afirmou que sua decisão foi em caráter estritamente pessoal e irrevogável, afirmando não ter havido nenhum tipo de problema de ordem administrativa, política ou devido ao tipo de gestão que procurou implantar durante o período que esteve à frente do BNB. Ele assumiu o cargo em setembro de 2012, quando o banco passava por uma série de denúncias de irregularidades praticas por sua diretoria. “Hoje (ontem) de manhã terminei de redigir o meu pedido de exoneração do cargo e encaminhei ao ministro Guido Mantega, que entendeu minha argumentação. Agora, retornarei a Brasília, onde mora a minha família e passarei por um período sabático, de seis meses, no qual não poderei trabalhar em lugar algum, quer seja na iniciativa privada ou no poder público. Depois decidirei o que farei no futuro”, disse.
Ele destacou que cabe aos gestores compreender as necessidades que o banco precisa atender àquelas comunidades onde atua. Especialmente na região Nordeste, onde é grande o número de pequenos produtores e empreendedores, que precisam de crédito para crescer. “São pessoas que trabalham muito, com humor invejável, religiosidade inabalável, mas que enfrentam diversas adversidades climáticas, que causam um sofrimento considerável. Por isso, o banco precisa estar pronto para atender às demandas desta população”, ressaltou Joel.
REESTRUTURAÇÃO
Dentre os principais pontos que citou, do período de sua gestão, estão o projeto de reestruturação do BNB que contempla o aperfeiçoamento do modelo de governança; redefinição da política de crédito, para dar mais agilidade, com maior segurança; intensificação da cobrança de créditos inadimplidos (devedores); instituição de maior conformidade nos processos; criação de uma política de encarreiramento no banco, desde o menor cargo, até o de superintendente, por mérito. Também foi implementada a definição de alçadas decisórias através de comitês multidisciplinares, para não haver decisões individuais; expansão e modernização da rede de agências; cumprimento das recomendações dos órgãos de fiscalização e controle, além de modernização da infraestrutura tecnológica do banco.
O ex-presidente lembrou que sempre procurou trabalhar em equipe e que este grupo tinha uma série de metas de aplicação dos créditos, que foram cumpridas, em todas as linhas que a instituição disponibiliza, e com qualidade. “Sempre procuramos disponibilizar nossas linhas de crédito da melhor maneira possível. Além disso, apuramos as irregularidades cometidas num passado recente, que foram devidamente encaminhadas aos órgãos competentes, para a adoção de todas as medidas legais cabíveis”, finalizou Ary Joel.
NOVA GESTÃO
Já o novo presidente do BNB afirmou que, como substituto natural e integrante da equipe de gestão, conhece profundamente todo o processo de reestruturação do banco e as demandas do Nordeste. Por isso, trabalhará junto com sua equipe para oferecer, aos clientes da instituição, tudo aquilo que for possível para que eles possam gerar emprego e renda. “Tanto através do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE), o Crediamigo, Agroamigo e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Também fortaleceremos e valorizaremos o nosso corpo funcional, para continuar este bom trabalho”, ressaltou Nelson de Souza.
Um ponto fundamental de sua gestão, conforme informou, ontem, é que deverá ser incrementada, ainda mais, a melhoria da qualidade de atendimento aos clientes da instituição financeira, que é a nona do País. “Tínhamos 186 agências instaladas em toda a nossa área de atuação e, desde setembro de 2012 iniciamos o plano de expansão, visando construir outras 122. Destas, 84 já estão em funcionamento e, até o final de maio, as demais serão inauguradas. Além disso, firmamos um convênio de compartilhamento de rede com a Caixa Econômica Federal, representando 13.100 novos postos de atendimento, nas casas lotéricas”, completou Nelson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário