Messejana vai ensinar a fazer transplante de coração


Hospital prestará tutoria para o Brasil
Há 16 anos realizando transplante cardíaco, o Hospital de Messejana (HM) Dr. Carlos Alberto Studart Gomes passará, a partir de agosto, a prestar tutoria para cinco hospitais do Brasil, das regiões Sul, Norte e Nordeste, para que passem a realizar transplantes de coração e pulmão. A instituição, que é de responsabilidade da Secretaria da Saúde do Estado, atinge, agora, a marca de 199 procedimentos cardíacos. No ano passado, 29 transplantes de coração e oito de pulmão foram realizados. O Hospital é também referência, no Norte e Nordeste, em transplante cardíaco pediátrico.
Ao participar do edital lançado pelo Ministério da Saúde (MS), em 2012, o Hospital foi o único a preencher todos os requisitos, sendo o escolhido para capacitar as equipes. “Preenchemos todos os requisitos solicitados, já que o Hospital realiza transplantes sólidos, como o cardíaco e o pulmonar, e o de tecido, transplantando válvulas cardíacas”, frisou Juan Mejia, coordenador do Projeto de Tutoria do Hospital de Messejana.
Segundo Mejia, essa conquista reforça a consolidação de um serviço que é reconhecido em todo o País como referência e que vai possibilitar a transmissão dos conhecimentos para as outras instituições. “Um projeto deste porte fará a diferença perante a comunidade da área da cardiologia internacional e projetará ainda mais o nome do Ceará na área de transplantes”, acrescentou.
O projeto, que tem a duração de dois anos, sendo financiado 90% pelo Ministério da Saúde e 10% pelo Governo do Estado do Ceará, atingindo a ordem de R$ 4.234.960,00, é visto pelo coordenador do Serviço de Transplante Cardíaco do HM, João David de Sousa Neto, como a consolidação de um serviço realizado por um hospital que possui de toda uma estrutura, além da eficiência e experiência da equipe multidisciplinar composta, entre outros, por cirurgiões, cardiologistas, fisioterapeutas nutricionistas.
Conforme ainda João David, alguns desses hospitais ainda não realizam o procedimento ou o fazem com precariedade. “Essa tutoria é importante, por ter sido o único centro do Nordeste a ser selecionado para disseminar seus conhecimentos para outros centros. Isto é muito importante, tanto para o Hospital de Messejana, que, hoje, é um hospital de muito conceito para todo o País, como para o Estado, que se destaca nesta área de atuação”, realça.
Transplante em Criança
Além de ser referência no transplante de coração em adultos, o HM é o segundo centro do país na realização do transplante cardíaco infantil. O primeiro é o Instituto do Coração (InCor), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O País conta ainda com o Incor Brasília e o Incor de Porto Alegre. No Ceará, o transplante cardíaco infantil teve início em 2002. Em 2013, sete crianças e adolescentes realizaram transplante cardíaco pediátrico na instituição. A equipe multiprofissional do HM é composta por 14 profissionais. Os pacientes desfrutam de consultas semanais em ambulatório, acesso prioritário na Unidade de Pediatria e na realização de exames hemodinâmicos, laboratoriais e de imagem.
HOSPITAIS TREINADOS
Na lista dos hospitais que serão treinados pelo Hospital de Messejana, estão o Ana Nery, localizado em Salvador, na Bahia; o Hospital Porto Dias, Belém do Pará; o Hospital Universitário Pedro Ernesto, do Rio de Janeiro; Hospital Universitário de São Luís, de São Luís do Maranhão  e no Hospital Meridional, localizado no Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário