Gabo esteve aqui


Gabriel García Márquez orientou livro recém-lançado de escritora cearense

Autora Socorro Acioli foi única brasileira escolhida pelo colombiano para participar da oficina "Como Contar um Conto", em Cuba; o fruto é o livro "Cabeça de Santo", nas livrarias

Cearense prometeu  a García Márquez que finalizaria a obra (FOTO: Arquivo Pessoal)
Cearense prometeu a García Márquez que finalizaria a obra (FOTO: Arquivo Pessoal)
Gabriel García Márquez deixou uma forte influência na literatura cearense antes de morrer, na última quinta-feira (17). O livro “Cabeça de Santo“, lançado há dois meses pela escritora Socorro Acioli, é fruto de um curso ministrado pelo colombiano na escola de cinema de Cuba.
Em conversa exclusiva com o Tribuna do Ceará, Socorro explica como foi escolhida pelo próprio autor para fazer parte de um grupo de 10 alunos para ter aulas ministradas por Márquez, em dezembro de 2006. “Eu precisava mandar o resumo de uma página de uma história que eu quisesse desenvolver na oficina. Enviei por e-mail, ele gostou e me convidou“, recorda.
A Cabeça do Santo-Socorro Acioli
A Cabeça do Santo (FOTO: Companhia das Letras/divulgação)
A partir daí foram cinco encontros durante um mês em que o autor ouvia relatos sobre os enredos das histórias e dava orientações técnicas sobre como contá-las. “Ele contribuiu com algumas decisões que eu tive que tomar. Mas a maior importância dele com esse livro foi porque ele me fez prometer que ia terminar. Entre o ano da oficina e até o lançamento do livro passaram-se 8 anos e por várias vezes eu pensei em desistir, mas aí eu lembrava que eu tinha prometido”, conta a escritora, que dedicou o trabalho ao autor colombiano.
Socorro Acioli e Gabriel García Marquez

Socorro Acioli e Gabriel García Marquez

Contato em Cuba: Autora conviveu durante um mês com Márquez
Uma das pretensões da cearense era enviar uma edição de “Cabeça de Santo” para García Marquez, apesar de o estado de saúde do autor estar comprometida. “Desde 2006 já dava pra notar o problema de memória dele e seria muito difícil que ele lembrasse ou se teria condição de ler, mas eu queria mandar de qualquer forma”.
Publicado em março no Brasil (Companhia das Letras) e a sair em outubro no Reino Unido, pela editora Hot Key Books, de Londres, “Cabeça de Santo” é o primeiro romance da cearense, que elenca mais de 18 obras dedicadas ao público infanto-juvenil. Um deles, o livro “Ela Tem Olhos de Céu“, rendeu a escritora o prêmio Jabuti 2013, a maior premiação do país voltada à literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário