...E os bandidos continuam soltos, barbarizando.


No protesto, caminhão e motorista são queimados
A operação de fiscalização da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor), que aconteceu na manhã de ontem (10) nas ruas no entorno da Catedral Metropolitana de Fortaleza, terminou com um motorista queimado, durante confronto entre ambulantes e a Guarda Municipal. Feirantes jogaram pedras que atingiram uma guarda e atearam fogo em um motorista que dirigia o carro-reboque que participava da operação.
O motorista identificado como Gisevaldo Corrêa Lima foi levado para o Centro de Tratamento de Queimados do Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro, com queimaduras de primeiro e segundo graus nos braços e pernas. Segundo boletim do hospital, Gisevaldo passa bem, mas permanece internado e ainda não tem previsão de alta.
Participaram da operação a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar, Guarda Municipal e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). A desocupação no entorno da Catedral começou por volta das 6 horas, e, segundo a assessoria da Secretaria, a fiscalização ocorre constantemente no entorno da Praça da Sé, Catedral e Rua Sobral, com o objetivo de coibir a ocupação irregular da área.
APREENSÕES
Além da apreensão das mercadorias que estavam expostas, um carro irregular foi rebocado. A ação acabou revoltando os ambulantes que estavam no local, que reagiram jogando pedras. Segundo informações da Sercefor, a polícia investiga quem jogou álcool e ateou fogo no motorista. Durante a operação, ninguém foi preso.
Ainda com informações da secretaria, nenhum dos feirantes que estavam na área, em frente à Praça da Sé, tinha autorização para o comércio ambulante. A secretaria destacou que os feirantes estão autorizados a comercializar suas mercadorias em dois dias da semana e que no domingo (6), eles receberam um aviso lembrando os dias e horários de funcionamento regular da feira. O comércio ambulante acontece na madrugada de quarta-feira para quinta (19 às 7h) e na madrugada de sábado para domingo (19h às 11h). No entanto, alguns comerciantes ainda desrespeitam a ordem regularmente.
SINDIGUARDAS
Em nota, o Sindicato dos Agentes Municipais de Segurança Pública do Ceará (Sindiguardas-CE) repudiou a operação realizada pela Guarda Municipal de Fortaleza. “Os guardas não possuem equipamentos e nem treinamento adequados para atuarem neste tipo de operação. Na ocasião, apenas o Grupo de Operações Especiais (G.O.E) possui treinamento e equipamentos (capacete, escudo, perneira).  Já os outros pelotões da GMDCF convocados para atuar na ação, o Ciclo Patrulhamento, Pelotão Escolar, Pelotão Ambiental e duas viaturas da COIC- Departamento de Inteligência da GMDCF, não possuem sequer coletes  à prova de balas dentro do prazo de validade ou capacetes. O sindicato acredita que, sem o devido treinamento, planejamento e equipamento, perdem os servidores e, principalmente, a população. Então, fica a indagação: Até quando a Direção da Guarda irá brincar com a vida dos servidores e da população?”. Segundo a regional, os ambulantes que tiveram suas mercadorias, apreendidas, podem comparecer ao depósito da secretaria e entrar com o pedido de devolução da mercadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário