Deu no DN


Radar com proteção surpreende condutores

Aparelho é estático e foi fabricado para ser usado em qualquer lugar. Além deste, a Capital possui cinco

Image-0-Artigo-1590476-1
De acordo com o Detran, o equipamento, do tipo estático, sempre esteve na via e a caixa construída em sua volta é apenas para protegê-lo
FOTO: KID JUNIOR
Dentre tantas polêmicas envolvendo os radares, mais uma chamou atenção da população ontem. Isso porque em um dos equipamentos, localizado na Avenida Senador Calos Jereissati (aeroporto), foi instalado uma caixa preta em volta, o que estaria camuflando sua presença. O flagrante foi enviado à Redação Web do Diário do Nordeste através da ferramenta VCrepórter no WhatsApp.
O radar na via é do tipo estático, um dos seis existentes na Capital cearense, e que é fabricado para ser utilizado em qualquer local. Ao todo, Fortaleza conta com 33 equipamentos, entre estáticos, fixos e mistos, de um total de 385 existentes em todo o Estado, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran- CE).
Passando diariamente pela avenida, a analista comercial Maria do Nascimento, 29, admite que, nos casos de pouco movimento e onde não há radares, a via, que tem limites de tráfego de 60 km e 80 km, propicia andar a uma velocidade superior. Por isso, ressalta ela, a cobertura preta sobre o equipamento poderia ser comunicado previamente para não pegar os condutores de surpresa. "É uma via que se consegue andar a 100 km tranquilamente dependendo do momento, então saber do radar é bom para nos policiarmos", diz.
A publicitária Tatyane Matos, 32, concorda coma presença da fiscalização eletrônica por saber que são muitas as pessoas que desrespeitam o limite nas vias, mas acredita que todos os equipamentos deveriam estar bem expostos. "É uma segurança para nós, motoristas e pedestres, mas não concordo ficar escondido. Deveriam dar preferência a outras coisas, como as sinalizações, que muitas vezes não são claras", comenta.
Na Avenida Senador Carlos Jereissati, existem radares fixos e estáticos. Segundo a assessoria de comunicação do Detran-CE, o estático sempre esteve na via e a caixa construída é para protegê-lo. "Aquilo é apenas uma proteção para o radar, principalmente contra chuva. Serve também para a população não mexer e danificar", explica.
Localização
Conforme o Detran, o equipamento sempre funciona no mesmo ponto de uma determinada via. "Ele pode ser instalado em qualquer canto, mas deve ficar sempre no mesmo local. Se estiver em um certo ponto da avenida, só poderá ser instalado lá. O próprio radar da avenida do aeroporto é um exemplo, assim como o da Av. Washington Soares, eles sempre estão localizados no mesmo lugar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário