Educação no Ceará
é destaque em rede nacional
O programa Fantástico, da Rede Globo de
Televisão, exibiu neste domingo (13) a experiência do município de Sobral, na
Região Norte, na área da educação. O que foi exibido com relação àquele
município, é hoje realidade em todo o Ceará. Desde 2007, quando o Governo do
Estado implantou o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), a realidade de
milhares de crianças mudou e serviu como modelo para o Governo Federal criar o
Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
O PAIC teve sua origem a partir dos resultados do
Comitê Cearense pela Eliminação do Analfabetismo Escolar, instituído na
Assembleia Legislativa e foi transformado em política pública prioritária do
Governo do Estado em 2007. Desde então, os municípios passaram a contar com
apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de
professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. A meta é
alfabetizar todas as crianças de 6 a 7 anos de idade. O programa está focado em
cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da
alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação
externa.
Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc,
expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da
rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada
Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC+5 e visa levar aos municípios mais
formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com
dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos.
Desempenho dos Alunos
Alunos Alfabetizados ao Final do 2º ano do Ensino
Fundamental
2007 – 39,8%
2012 – 76,7%
Redução do percentual de alunos não alfabetizados
ao Final do 2º ano do
Ensino Fundamental
2007 – 47,5%
2012 – 8,7%
Alunos com Desempenho Adequado ao Final do 5º ano
do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
2008 – 6,9%
2012 – 29%
Matemática
2008 – 3,6%
2012 – 20,2%
Número de Municípios no Padrão Desejável em
alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
2007 – 14
2012 – 149
Número de Municípios no Padrão Adequado em Língua
Portuguesa e em Matemática ao final do 5º ano do Ensino Fundamental.
2008 – 0
2012 – 13
OUTRAS AÇÕES
ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Em 2008, o Governo do Estado do Ceará iniciou a
implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). O programa
começou com 25 escolas. No ano seguinte, foram mais 26 unidades e atualmente
estão funcionando 100 EEEPs, com aproximadamente 43 mil alunos matriculados, em
74 municípios. Em Fortaleza, são 19 escolas profissionais. Até o final da atual
gestão, em 2014, o Ceará vai ter um total de 140 escolas.
Nessas unidades, são ofertados cursos técnicos
integrados ao ensino médio, com duração de três anos, com funcionamento diário
em tempo integral, das 7h às 17h. Dessa forma, os alunos aprendem uma profissão
ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica. Os cursos,
atualmente, um total de 51, são definidos a partir da vocação econômica da
região, onde a unidade será implantada. Durante o terceiro ano, o Governo do
Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É
nesse momento, que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e
competências individuais, desenvolvidas durante a formação.
Currículo na Educação Profissional
O currículo na Escola de Educação Profissional
conta com as disciplinas da base comum, ou seja, previstas na grade curricular
do ensino médio, as disciplinas relacionadas com cada um dos cursos técnicos
desenvolvidos nas escolas, além de uma parte diversificada com conteúdos
voltados para o Desenvolvimento Pessoal e Social com foco no projeto de vida de
cada aluno ; bem como, Mundo do trabalho abordando todo o Contexto das Relações
do Trabalho (metodologia do Instituto Aliança, adaptado especificamente para a
EEEP); conteúdos de Empreendedorismo (parceria com o SEBRAE - 80hs/a),
metodologia da Aprendizagem Cooperativa no horário de estudo; Projetos, entre
outros.
2007 – Nenhuma Escola Profissional na rede
estadual
2008
25 escolas
2009
26 escolas
2010
8 escolas
2011
18 escolas
2012
15 escolas
2013
8 escolas
CURSOS TÉCNICOS OFERTADOS: 51
MUNICÍPIOS BENEFICIADOS: 77
ALUNOS INSERIDOS NO MERCADO E UNIVERSIDADE: 52,3%
EMPRESAS/PARCERIAS NOS ESTÁGIOS: mais de 1.400
TÉCNICOS FORMADOS: 15 mil
ALUNOS ESTAGIANDO NO MOMENTO: mais de 9 mil =
Governo paga bolsa do aluno que está no último semestre cursando estagio
curricular obrigatório.
PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ
Com o objetivo de reconhecer o esforço em prol da
alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, o Governo do Estado
instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua quinta edição, a premiação é
destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de
alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização
(IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º
ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5).
Premiação para escolas do 2º e 5º ano do Ensino
Fundamental. A rede municipal precisa ter pelo menos 70% de alunos no nível
alfabetização desejável. É feito o estabelecimento de parcerias entre as
escolas premiadas e apoiadas por dois anos
PROJETO e-JOVEM
O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do
Estado do Ceará, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da
Informação e Comunicação para alunos concluintes do ensino médio e egressos da
rede pública estadual de ensino. O Projeto tem como princípios básicos a
formação continuada, o protagonismo e empreendedorismo juvenil, o impacto
social e a qualificação profissional, oportunizando melhores condições de
inserção no mundo do trabalho e geração de emprego e renda para os jovens
cearenses.
Por suas características de formação, foi
validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como um programa de
aprendizagem sob o número 12704 sendo assim o projeto passa a fazer parte do
Programa Jovem Aprendiz, conforme Lei 10.097/2000 - Decreto Federal 5.598/2005.
Desde 2007, o e-Jovem tem alcançado resultados
como:
- Mais de 15.000 mil alunos qualificados, em 160
escolas da rede pública estadual de ensino, distribuídos em 105 municípios
cearenses;
- Oportuniza a inclusão digital para instituições
sociais como Hospital de Saúde Mental de Messejana e Instituto Cearense de
Educação de Surdos - ICES, em Fortaleza;
- Mais de 1.000 projetos sociais planejados e
liderados por jovens, despertando a responsabilidade social e competências para
a elaboração e gestão de projetos, trabalho em equipe, liderança e comunicação,
despertando nos mesmos a responsabilidade social por meio do protagonismo
juvenil;
- 43% dos ex-alunos passaram em alguma seleção de
emprego ou estágio na área de TI.
ENEM CHEGO JUNTO, CHEGO BEM
Cresceu em 77% o número de alunos das escolas
públicas do Ceará aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo,
2.481 estudantes da rede estadual conseguiram vagas no ensino superior com as
notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Em 2012, foram
1.401 aprovados no Sisu. O número de alunos aprovados em universidades públicas
e particulares, pelo Enem ou por outras provas, foi de 10.687. No ano anterior,
esse total foi de 7.671.
As ações desenvolvidas pelo “Enem Chego junto,
Chego bem” têm como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede
estadual para que possam fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso
no ensino superior. Entre as atividades pedagógicas ofertadas, os alunos
contaram, em 2013, com o Plantão Tira-Dúvidas;
Preparação: Rumo à Universidade; Ciclo de Palestras; Sabadões do Enem e
os Simulados feitos pela Secretaria, além do fortalecimento da aprendizagem em
sala de aula no dia a dia da escola. Cada Crede e a Superintendência das Escolas
Estaduais de Fortaleza têm autonomia para desenvolver atividades que julgarem
necessárias em suas abrangências.
Em 2013, o projeto trouxe como novidade a
ampliação do atendimento aos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Lançado em 2012,
o projeto deu sequência a um conjunto de iniciativas que a Seduc vem
desenvolvendo para apoiar alunos do 3º ano do Ensino Médio e egressos da rede
pública estadual.
Na Capital, 35 mil jovens fizeram inscrições para
o Enem. Desse total, 22 mil receberam na própria carteira de estudante,
créditos para pagar as passagens dos dois dias de prova. Os demais, por não
possuírem o documento, utilizaram o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao
aluno, na escola em que estuda, que permitiu o transporte nas datas do Exame.
Cerca de 6.320 alunos de Caucaia, Maracanaú e Maranguape, Região Metropolitana
de Fortaleza, devido ao local de prova estar em outro município, também
contaram com o mesmo benefício. Ao todo, estiveram disponíveis 146 mil
passagens urbanas. No Interior, 2.703 veículos fizeram o transporte dos alunos
do Ensino Médio.
Um total de 12 mil alunos de municípios ou
distritos de difícil acesso aos locais de provas tiveram hospedagem garantida.
Uma das opções de atendimento, a “Hospedagem Solidária”, veio dos pais e
familiares de alunos, profissionais e parceiros das escolas que atenderam ao
chamado da Seduc. Duas mil famílias foram mobilizadas nesta ação. Foram
servidos café da manhã, almoço e jantar para 40 mil alunos nos locais de
hospedagem e nas escolas estaduais. Para os dias de prova, os 192 mil inscritos
na Capital e no Interior receberam um lanche, o kit Enem.
TRANSPORTE ESCOLAR – ALUNOS DA REDE ESTADUAL
Tem por objetivo executar as ações de cooperações
com as redes municipais para viabilizar o transporte escolar dos alunos da rede
estadual de ensino. Assegura o repasse de recursos para 100% (cem por cento)
das prefeituras que assinaram o Termo de Responsabilidade no ano de 2011.
Capacita 100% (cem por cento) dos técnicos estaduais e municipais responsáveis
pelo sistema de acompanhamento do Transporte Escolar nos municípios que
formalizarem o Termo de Responsabilidade 2011.
PROGRAMA DE RENOVAÇÃO DA FROTA
Apoia tecnicamente 100% (cem por cento) dos
municípios que participarem do processo de adesão ao Programa Caminho da Escola
para assegurar a aquisição de veículos escolares.
Assegura 100% da doação dos veículos adquiridos
pelo Estado aos municípios que fizeram adesão ao Programa, na mesma proporção
de suas aquisições por meio de recurso próprio ou através de empréstimo pelo
BNDES;
Garante o acompanhamento de 100% dos veículos
cedidos aos municípios através do Projeto Alvorada/Governo Federal.
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