Desapertem os cintos. O Reitor voltou




Nota de esclarecimento

Caro jornalista,

A respeito de nota publicada neste veículo de comunicação sobre possíveis reclamações de estudantes em relação ao campus de Limoeiro do Norte, seguem respostas aos pontos citados:

1 - Disciplinas sem professor no curso de Nutrição
Nas próximas semanas, dois novos professores serão integrados ao quadro do curso – um será proveniente de remoção e o outro será de aproveitamento de concurso do próprio IFCE. De imediato, a reorganização de carga horária dos atuais docentes se apresenta como solução.

2 - Curso tem "apenas" 5 professores efetivos, dos quais um afastado para pós-graduação / Disciplinas do curso de Nutrição não são dadas por professores especializados
O curso de Nutrição possui 5 professores efetivos nutricionistas. Um está afastado para cursar doutorado e o substituto será contratado após a conclusão do concurso que está em andamento e deve ser finalizado este mês. Infelizmente, por questões legais, não é possível contratar substitutos sem a portaria de afastamento do professor efetivo. Por isso, o processo só pode ser disparado após o afastamento.
Ainda para o curso de Nutrição, está em processo de convocação do concurso 01/2011, mais um professor efetivo 40h (dedicação exclusiva). O curso também receberá um professor removido do campus do Iguatu. Assim, estão sendo agregados mais 2 efetivos, totalizando 7 docentes efetivos nutricionistas.

3 - Falta de materiais para aulas práticas (professores compram materiais do próprio bolso)
Quanto à compra de material para as aulas práticas por parte dos professores, a direção-geral do campus de Limoeiro do Norte informa que não está ocorrendo esta prática na unidade.

4 - Ausência do dentista do campus
O servidor da área foi liberado para pós-graduação, com consentimento (por meio de votação) dos demais servidores do campus. Nos últimos meses, a demanda vinha sendo atendida por meio da colaboração do dentista do campus de Quixadá. Solução semelhante deverá ser deliberada para as próximas semanas.

5 - Atraso na obra do campus Cidade Alta
Quatro obras integram o campus anexo da Cidade Alta, em Limoeiro do Norte, cada uma com seu contrato: incubadora de empresas, bloco didático, urbanização e parque esportivo. Os trabalhos estão em estado avançado, com previsão de conclusão ainda para este semestre. Alguns equipamentos do anexo já estão funcionamento, como é o caso do ginásio poliesportivo.

6 - Curso de Educação Física não reconhecido
O curso de Educação Física foi cadastrado no sistema eletrônico e-MEC e o IFCE aguarda a chegada da comissão de reconhecimento. Caso a comissão não venha até o fim da conclusão da primeira turma, o IFCE emitirá os diplomas normalmente com base na portaria MEC nº040/2007.

7 - Falta de salas de aula e de acessibilidade
Nenhum curso do campus de Limoeiro do Norte deixa de realizar atividades por falta de espaço físico. A respeito da acessibilidade, o campus implantou o Núcleo de Assistência a Pessoas com Necessidades Especiais, que já apontou e realizou as primeiras soluções para atender a esse público específico, como compra de equipamentos, treinamentos e adaptações estruturais.

8 - Problemas na assistência estudantil
Ao todo, 114 alunos (quase todos) do curso de Nutrição são atendidos por meio do programa Bolsa Permanência (R$400,00 cada). O valor do orçamento previsto para o ano 2014 para o campus de Limoeiro na assistência ao educando é de R$ 618.487,00.

9 - Falta de recursos para professores e alunos do mestrado apresentarem trabalhos em eventos científicos
Os professores podem submeter propostas para o edital interno Proinfra/IFCE, que disponibiliza recursos de capital e custeio (inclusive passagens e diárias) para participação em eventos. Acrescentamos que não há, segundo a Direção de Ensino do campus de Limoeiro do Norte, nenhum documento de professor ou aluno de mestrado solicitando participação em eventos.

10 - Sobrecarga horária dos docentes (contribuição para a pesquisa não é descontada das 40 horas semanais)
O campus de Limoeiro do Norte possui semestralmente uma demanda 14.150 horas, contando com 64 professores em efetivo exercício, o que indica uma média de carga horária de 11,05 horas em sala de aula. Menor do que a média da instituição que é de 15h em sala de aula, apesar dos professores serem contratados em regime de 40h/a, muitos deles com dedicação exclusiva.

A carga horária semanal das disciplinas que não são básicas do curso de Nutrição é de 1.390h, contando com 5 professores nutricionistas em efetivo exercício (4 efetivos e 1 temporário), o que leva a uma média de 13,9h, também abaixo da média de carga horária da instituição. Esta mesma carga horária de 1.390h conta ainda com o apoio de professores do curso de Tecnologia de Alimentos e de Educação Física, fazendo com que a média de carga horária dos professores nutricionistas em sala de aula seja ainda inferior a 13,9h.

A resolução Consup/IFCE nº 34/2010, que regulamenta a carga horária docente, prevê e contabiliza as horas destinadas a ensino, pesquisa e extensão, portanto, não é verídica a informação que as horas de pesquisa dos docentes não são contabilizadas.

11 - Poucas bolsas de pesquisa no campus e para professores de outros cursos que não o de Nutrição
Limoeiro tem 28 bolsas dos três principais programas de iniciação científica do IFCE, enquanto a média por campus contemplado pelos editais é de 13,5 bolsas, portanto Limoeiro está mais de 100% acima da média. Para serem contemplados, os professores de Nutrição precisam submeter propostas aos editais, ressaltando que a seleção dos projetos aprovados é feita por critérios técnicos pré-definidos.

Sem mais para o momento, a reitoria do IFCE coloca-se à disposição da comunidade acadêmica do campus de Limoeiro do Norte e solicita a compreensão dos alunos do curso de Nutrição, no sentido de perceber que a maioria das demandas já foi atendida ou está sendo providenciada, ao mesmo tempo em que reafirma encontrar-se aberta para o diálogo com todo o corpo docente, discente e técnico-administrativo da instituição.

A Reitoria do IFCE
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE)
 (85) 3401.2517 - reitoria@ifce.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário