O Ministério da
Educação (MEC) divulgou o resultado da avaliação para a implantação do Curso
Superior Tecnológico em Gestão em Segurança Privada das Faculdades INTA. Segundo
o relatório do MEC, o novo curso do INTA apresenta um perfil excelente de
qualidade, sendo avaliado com Conceito 5, nota máxima atribuída a um Curso
Superior.
O Diretor-Geral das
Faculdades INTA, Dr. Oscar Rodrigues Junior, comemora o resultado. Segundo ele,
“esta é mais uma área de grande demanda no município e que, certamente, irá
contribuir para o desenvolvimento local, formando novos profissionais e
oferecendo qualificação de excelência aos profissionais que já atuam na
região”.
O Curso de Gestão em
Segurança Privada será oferecido na modalidade presencial, com proposta de 300
vagas anuais (matutino, vespertino, noturno), com entrada semestral. O corpo
docente é formado por 16 professores, sendo quatro Doutores, sete Mestres e
cinco Especialistas.
De
acordo com o Coordenador do Curso, o Prof. Me. Cel. Raimundo Tadeu Araújo, o
Tecnólogo em Gestão em Segurança Privada deverá ser o profissional com
competências e habilidades para gerenciar empresas da área de segurança privada,
com embasamento teórico e prático, para planejar, elaborar, executar,
supervisionar e avaliar assuntos relacionados à segurança, a fim de promover e
aprimorar com técnica e tecnologia a área de segurança privada, assumindo ação
empreendedora em pesquisa e inovação, com consciência de seu papel
social.
“Dentre outros atributos, prioriza-se um profissional com formação
técnica, humanística, crítica e reflexiva, atuando na preservação e organização
da segurança em ambientes privados, em relação a um indivíduo ou grupos de
pessoas. Este profissional planeja, opera e controla o gerenciamento da
segurança privada e patrimonial, fundamentado em estudos que indiquem
oportunidades de intervenção em aspectos que possam colocar em risco as pessoas
envolvidas em um determinado processo. Implantação de planos de segurança,
prevenção de acidentes, diagnóstico de riscos e consultoria de segurança são
algumas das atribuições deste profissional. As responsabilidades no exercício
das atribuições exigem equilíbrio emocional, autocontrole, visão sistêmica e
estratégica, psicologia social, capacidade de comando, organização e articulação
de pessoas e meios, além de densos conhecimentos de estratégias de segurança e
respectivas tecnologias e equipamentos”, explica o Ceç.
Tadeu.
O
Curso
Autorizado com nota máxima pelo Ministério da Educação, o Curso
Superior Tecnológico em Gestão em Segurança Privada das Faculdades INTA deverá
ser oferecido em breve. Graduado em Direito, Mestre em Gestão e Modernização
Pública e grande atuação em Segurança Pública, o Coordenador, Prof. Me. Cel.
Tadeu Araújo, falou um pouco sobre a formação que será oferecida, assim como a
área de atuação dos profissionais formados pelo INTA.
1 –
Qual sua expectativa em relação à demanda pelo curso?
A
nossa expectativa é muito positiva, uma vez que os três centros regionais de
desenvolvimento da educação instalados em Sobral, Tianguá e Itapipoca,
jurisdicionam 55 Municípios da Zona Noroeste do Estado do Ceará, e outras
Regiões poderão demandar pelo curso, haja vista que a Instituição mantém
primazia na interiorização do curso.
2 -
Qual o impacto do curso em nossa região?
Por
ser o primeiro Curso de Tecnologia em Gestão em Segurança Privada do interior do
Estado, teremos um impacto bastante significativo, em virtude da melhoria da
qualidade dos serviços prestados pelos tecnólogos. Existe hoje uma grande
deficiência na Gestão em Segurança Privada, de forma que o maior beneficiado é a
própria sociedade.
3 -
De forma genérica, o que o acadêmico irá estudar durante o curso?
Os
conteúdos curriculares buscam o desenvolvimento do perfil profissional,
considerando as competências tecnológicas do egresso e cargas horárias. O Curso
conta com carga horária de 2.190 horas/aula de disciplinas de caráter
profissionalizante, nas quais busca-se a não dissociação entre teoria e prática
e de disciplinas institucionais que compõe o eixo da cultura, conforme
estabelece o Projeto Pedagógico Institucional.
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