Coluna do blog



Educar: tem lugar na política?
Faz mais de um ano que esta coluna, razoavelmente informada, publicava o nome da Secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela como de peso para ser candidata à cadeira de Cid Gomes nas eleições deste ano. Pouca gente se deu conta da seriedade do texto, pensando que era achismo ou devaneio do humilde autor destas mal traçadas linhas. Uns dias depois de publicar a notícia, fui à Secretária para conversar com ela sobre os Centros Tecnológicos que o Estado, sob seu comando vem construindo. Resultou numa reportagem deste jornal sobre um desses centros, em Maracanaú. No fim da conversa, com tato e cercando a moita, falei na minha notícia. Izolda fechou a cara. – Não quero falar disso. Meses depois, às vésperas da eleição de Obama presidente dos Estados Unidos, dividi com ela uma cadeira num voo da American Air Lines entre São Paulo e Miami. De lá fui pra Washington e Izolda para Boston e NY, onde faria conferências sobre a educação profissionalizante do Ceará a convite de setores da ONU. No meio da viagem ousei falar no assunto “candidatura”. Levei um “carão”. Izolda queria conversar, e conversamos grande parte do voo sobre educação. Nada de política. Hoje, aquela notícia que passei ao outro único e importante leitor desta coluna toma corpo e já tem até página no feicebuque. Seu perfil técnico, sem quaisquer ranços ou ferros políticos, sua postura absolutamente ética e correta, mãe de quatro filhos e avó de dois netos, sólida formação moral e profissional de educação, poliglota, seria o que o PROS estaria procurando quando o Governador Cid pediu que ela saísse da Secretaria e se desincompatibilizasse? Assim que soube de sua saída procurei por ela. Estava longe. Em Salvador, telefones desligados para não ser atrapalhada num trabalho de campo de seu pós-doutorado em gestão de educação.  Seria aquele nome de peso que  um dia publiquei faz mais de um ano, o topo da pirâmide?  Pode ser. Será?

A frase: “Quem se esconde do cobrador geralmente é achado pelo Diário Oficial”. De um observador da cena sobre caloteiros.

Candidatíssimo (Nota da foto)
O deputado federal Pe. Zé Linhares anunciou, durante encontro do PP, na Sobral dele, que é candidato ao sétimo mandato. Pe. Zé é quem mais colocou no orçamento da União do ano passado pra cá, emendas para Sobral e Zona Norte.

Vamos comemorar
A Câmara de Quixeramobim aprovou por unanimidade o projeto vereador Teodomiro Fernandes concedendo a Comenda Confederação do Equador a mais importante do Município para o ex-deputado Cesar Barreto.

Aquarela do Brasil
Em pleno jogo de futebol do campeonato alemão a torcida,de repente começou a cantar Aquarela do Brasil. Sabe como é a letra em alemão? Ô ô...ô ô ô,ôõô...ôôôôô...e vai pela aí. Jogavam Hamburger e Leverkursen.

Deu neste jornal
Em matéria sobre as alianças políticas no Ceará há coisas assim: “De acordo com o cientista político Francisco Moreira, a permanência de Cid no cargo fragiliza toda a aliança, criando um problema com as legendas da base. “Quando ele não sai e nem se define, acaba rompendo com os aliados”.

E continua
Todo o “bafafá” sobre a possível candidatura de Ciro, com apoio do governador, gerou nos partidos aliados, como PT e PCdoB, o sentimento de que poderiam ficar fora do páreo, sem vaga ao Senado. “Cid criou uma situação extremamente difícil e complexa”.

E as conversas?
Por acaso o cientista político (só no rádio cearense tem uns duzentos e nos jornais outros tantos) sabe como foram as coisas conversadas de forma a que o Ciro candidato ao senado onde e como Inácio e Guimarães seriam abrigados? Perguntar,ofende?

História vivenciada
Este humilde repórter tinha 10 anos de idade quando apareceu no Ceará um peixe de carne escura e totalmente desconhecido. Chamavam de atum e o comí pela primeira vez na residência dos Brito (seu Antonio e d.Sinhá) na rua 24 de maio.

Cinquenta e tantos anos depois...
O Ministério da Pesca, conveniado com o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), está desenvolvendo um programa para a formação de pescadores para a captação do peixe atum.

Parece,e é,brincadeira
A informação é do secretário da entidade, Flávio Bezerra, acrescentando que o programa é para todo o País, e que o Ceará está na frente em toda a região. O programa, segundo ele, tem o sentido principal de melhorar a condição de vida dos pescadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário