Brasil terá obras em aeroportos nos próximos 20 anos, diz secretário

 

Aeroporto deve crescer 'porque brasileiro viaja mais', justifica executivo.Construtora que não terminou obra em Fortaleza será punida, afirma ele.

Fortaleza
Segundo o secretário-executivo da SAC, a construtora contratada pela Infraero para as obras de ampliação do aeroporto internacional Pinto Martins, de Fortaleza, sofrerá “punições contratuais” devido à não conclusão das obras de ampliação, previstas para serem finalizadas até a Copa do Mundo.

“Houve um problema na execução da obra. O nível de concretização foi muito baixo. Desde o fim do ano passado, ficou evidente que os compromissos assumidos para a Copa do Mundo não teriam condições de serem cumpridos e é uma situação contratual”, afirmou Ramalho.

O terminal apresenta goteiras e deveria ter sido entregue em março. Segundo a Infraero, é a obra em aeroporto mais atrasada do país: onde deveriam trabalhar 800 funcionários, estavam apenas 50.

Ramalho salientou que a obra de que não ficou pronta para a Copa do Mundo representa 20% do total da reforma total, e que só deve ser concluída em 2017. O governo federal já sabia, desde o fim do ano, que nada estaria pronto a tempo, explicou. E já tem em mãos uma solução para durante os jogos da Copa: “Vai ser usada uma estrutura de operação durante a Copa que funciona como expansão temporária para momentos de pico”.

Ampliação regional
Um dos objetivos da secretaria é ampliar a aviação regional com o investimento em 270 aeroportos em recursos que variam em até R$ 5 bilhões anuais provenientes do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), que inclui o pagamento de outorgas das concessões dos cinco maiores aeroportos do país e também tarifas.

Dentre os 270, 15 serão em cidades em que não há nenhuma estrutura. Os outros 255 aeroportos serão em municípios em que já há pistas. Estudos técnicos irão analisar se algum dos aeródromos locais será ampliado ou um novo aeroporto será construído.
aeroporto fortaleza obra copa (Foto:  Portal da Copa/Divulgação) 
Aeroporto de Fortaleza não terminará obras
previstas para a Copa do Mundo
(Foto: Portal da Copa/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário