Bilhete da Ivna Girão

Macário,
Olá, tudo bem?
Está sendo gravado um documentário SERTÃO FEMININO no Ceará sobre a história de três mulheres e suas relações com o semi-árido e a terra. Um projeto bonito que conta a historia delas a partir das mãos. O documentário está em fase final, ganhou um edital da TV Futura e circulará nacionalmente. Pensei em repercutir a história delas. Pode nos ajudar? 

- Isabel é poetiza, de Pacatuba, escreve versos (Tel 85 8689.2451)

- Raimunda Inês é de Ocara e cultiva produtos orgânicos no seu quintal, é agricultora (Tel 85 9173.5540)

- Larissa é de Quixadá estuda, tenta fugir da sina do analfabetismo (Tel 88 9173.5540) 

O documentário acompanha a vida de três mulheres cearenses, moradoras de Pacatuba, Quixadá e Ocara (cidades do Interior do Ceará), e como, na sua rotina, elas significam o poder das suas mãos e do seu trabalho. Em um cotidiano marcado pela aridez, pela seca e pelo machismo, elas enfrentam as adversidades se organizando em grupos produtivos, em feiras solidárias, em rodas de conversa. São agricultoras, trabalhadoras de fábricas, assentadas rurais que tentam fugir do vulgo da violência, levam no corpo (e nas mãos) as marcas e as dores, foram vítimas de algum tipo de violência sexual. Mas, o trabalho e a paixão pela vida unem essas três personagens. 


Larissa, Raimunda Inês e Isabel são moradoras de três cidades do Interior do Ceará, estado que há três anos vive sob uma forte estiagem, e tentam, a partir do seu trabalho, enfrentar as adversidades da vida, superar a violência sexual sofrida em casa, a falta de sonhos e perspectivas. Além da sina e da beleza de serem mulheres, essas três personagens trazem algo em comum: as mãos. Cada uma as manuseia de um modo singular: Isabel é poetiza, escreve versos em cordel, já Raimunda Inês cultiva produtos orgânicos no seu quintal, é agricultora e Larissa estuda, tenta fugir da sina do analfabetismo, da seca, da fome e do medo. São mãos que fazem história e que lutam, através da autonomia econômica, da conscientização política e da arte, sobreviver à violência e construir novas trajetórias. Habitantes de Pacatuba, Quixadá e Ocara, elas estão ganhando destaques nos seus municípios, já são lideranças sociais nos espaços em que atuam, participam do projeto social, A Força da Mulher, com a realização das entidades Cearah Periferia e Esplar. São exemplos, seguem de mãos dadas para que outras mulheres possam dar os braços em uma grande ciranda. A idéia do programa é mostrar o cotidiano de Larissa, Raimunda e Inês, suas mãos e suas histórias.

São mãos que fazem história. Pode nos ajudar a contar a história delas? 

Abraço.


Ivna Girão 
Jornalista - 88175149

Nenhum comentário:

Postar um comentário