Regularizar mais de 523 mil operações de crédito, totalizando R$ 1,7
bilhão em dívidas rurais renegociadas, é uma das metas operacionais do
Banco do Nordeste para 2014. Para tanto, o Banco empenha-se em divulgar
as condições de regularização, que beneficiam, principalmente, pequenos e
miniprodutores, responsáveis por mais de R$ 1 bilhão em dívidas.
Em
2013, foram mais de R$ 1,9 bilhão em dívidas renegociadas, o que
corresponde a 181 mil operações de crédito. Nas renegociações, foram
aplicados, além das regras atuais de regulação bancária, os dispositivos
legais que beneficiam municípios em estado de emergência ou calamidade
pública em virtude da estiagem.
As
leis 12.249 (art. 70A), 12.716 e 12.844 (arts. 8 e 9), além das
resoluções 4.188, 4.189, 4.211, 4.212, 4.250 e 4.251, que incluem tanto
agricultores familares como clientes não enquadrados no Pronaf
(Programa Nacional Fortalecimento da Agricultura Familiar).
As
condições de negociação englobam, em grande parte dos casos, os
benefícios proporcionados pelo Fundo Constitucional de Financiamento do
Nordeste (FNE), com direito a prorrogação de parcelas, rebates de até
85% sobre o valor atualizado e prazos de até 10 anos para liquidação,
com primeiro pagamento em 2016, em algumas situações.
Divulgação
Entre
as ações desenvolvidas pelo Banco do Nordeste para divulgar as
condições de renegociação estão inserções na mídia regional (TV, rádio,
jornal, carro de som etc.), contato com clientes por meio da Central de
Relacionamento, reuniões com parceiros e entidades representativas,
visitas em assentamentos, distritos rurais e mutirões nas agências.
Além
do plano de divulgação, o Banco também simplificou seu processo
operacional interno recentemente, o que contribuiu para acelerar o
trâmite necessário à renegociação.
A
regularização das dívidas beneficia produtores de toda a área de
atuação do Banco do Nordeste (região Nordeste e norte de Minas Gerais e
Espírito Santo), principalmente dos municípios com situação de
emergência reconhecida pelo Governo Federal, em função da forte estiagem
dos últimos meses.
Atendimento
Como
são muitas as possibilidades de regularização, o gerente do Ambiente de
Recuperação de Crédito, Nicola Moreira Miccione, recomenda que o
cliente procure o Banco do Nordeste. “Estamos realizando campanha em
rádios, reuniões com entidades parceiras e mutirões para chamarmos os
clientes a comparecerem às agências. Os empregados do Banco estão aptos a
prestar todos os esclarecimentos e dar encaminhamento às propostas para
que a regularização ocorra o mais rápido possível”, afirmou.
Mais
informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao
Cliente do Banco do Nordeste, pelos telefones: 4020 - 0004 (capitais e
regiões metropolitanas) e 0800 033 0004 (demais localidades).
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