Na sede do TJ, em Fortaleza, pórtico de segurança não se segura


Fórum vai ganhar sistema de segurança
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) instalará, a partir de hoje, pórticos detectores de metais na Comarca de Sobral, distante 250 quilômetros de Fortaleza. A informação foi divulgada durante reunião com gestores e servidores responsáveis pela execução do Plano de Segurança do Poder Judiciário. O encontro teve o objetivo de acompanhar as ações de implantação do projeto. O tenente-coronel César Campelo, da Assistência Militar do Tribunal, informou que, em seguida, será a vez das comarcas de Pacujá, Moraújo, Alcântaras, Varjota, Senador Sá, Tianguá, Viçosa do Ceará e Pires Ferreira, conforme cronograma definido.
Já foram implantados 44 pórticos dos 260 adquiridos pelo Tribunal. Os equipamentos foram instalados no Palácio da Justiça, Fórum Clóvis Beviláqua, alguns Juizados Especiais da Capital, e comarcas da Região Metropolitana de Fortaleza. Também a partir de hoje, será concluída a entrega dos oito últimos detectores portáteis (dos 251 comprados), nas comarcas da região do Cariri. O chefe da Assistência Militar disse que está sendo elaborada portaria para disciplinar o acesso de visitantes, advogados e partes que buscam os serviços da Justiça de 1o e 2o graus.
Projeto
O projeto de segurança inclui ainda a instalação de 70 catracas eletrônicas de acesso pessoal, software de sistema de visitantes e aquisição e instalação de circuito fechado de TV. Além disso, será instituído o sistema para Cadastro de Armas de Fogo do Poder Judiciário (Cadarme). A reunião foi conduzida pelo assessor especial da Presidência, Luís Eduardo de Menezes Lima. Também participaram o secretário de Administração, Samuel de Melo Sousa, a secretária de Gestão de Pessoas, Vládia Santos Teixeira, o secretário de Tecnologia da Informação, Moacir Medeiros, a assessora Institucional do Tribunal, Mailu de Oliveira Franco Alvarenga e servidores do Departamento de Manutenção do Tribunal.
Visita
Juízes de Comarcas do Interior do Estado visitaram o Fórum Clóvis Beviláqua para conhecer a experiência da implantação do Sistema de Automação Judicial (SAJ) na Justiça de Primeira Instância da Capital. O encontro foi conduzido pelo presidente da TJCE, desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo, e pelo diretor do Fórum, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues.
De acordo com o desembargador, as Comarcas de Entrância Final (Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral), além de Crato e Barbalha, deverão ser as próximas a trabalhar com o processo eletrônico. A inovação visa estender a essas unidades os benefícios da informatização, que possibilita maior celeridade ao trâmite judicial e melhores recursos para a gestão judiciária. Já o diretor do Fórum ressaltou que todo o projeto de implantação do SAJ no Interior está sendo bem planejado pela atual gestão do TJCE e terá a vantagem de contar com a experiência adquirida previamente em Fortaleza, onde todas as Varas já estão virtualizadas.
Durante o encontro, o secretário de Tecnologia da Informação do TJCE, Moacir da Silva Medeiros, e o diretor de Informática do Fórum, Leandro da Silva Taddeo, explicaram que a primeira etapa para implantação do SAJ é a identificação e correção de eventuais inconsistências dos dados do Sistema Processual, software utilizado atualmente, com os processos físicos. Em seguida, deverá ocorrer o treinamento de magistrados e servidores e, por fim, a implantação assistida, com a presença, nas unidades, de profissionais.

Penso eu - Até onde sei o "trambolho" não será ativado na  sede do TJ. "Isso é horrível", ouvi de um crachá dourado do TJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário