José Guimarães e ministro Mercadante discutem pauta do Congresso

O deputado federal José Guimarães (CE), líder do PT na Câmara, esteve na manhã desta terça-feira (28) reunido com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que nos próximos dias assumirá o comando da Casa Civil. O encontro, que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP), discutiu a pauta do Congresso Nacional, que reinicia atividades na próxima semana.

Na Câmara, o plenário tem cinco projetos que trancam a pauta dos trabalhos e medidas provisórias editadas recentemente, entre elas a que altera a legislação relativa ao Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e à Contribuição para o PIS/Pasep e à Cofins, a MP 627.

Entre os projetos que bloqueiam a pauta - com urgência constitucional -, estão o Marco Civil da Internet, a destinação dos recursos da multa adicional de 10% sobre o FGTS nos casos de demissão sem justa causa para a habitação, a regulação do porte de armas para agentes penitenciários fora de serviço e a reserva de cotas para negros no funcionalismo público federal.

Mercadante já atua na articulação da base aliada para garantir a aprovação dos projetos prioritários para o Executivo. José Guimarães deixa a liderança da bancada do PT - a maior da Câmara - no início do período legislativo, sendo agora cotado para assumir a liderança do governo na Casa.

O deputado, no entrando, tem mostrado interesse em dedicar-se à atividade política no Nordeste, onde será responsável por organizar a campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Em São Paulo desde ontem, quando esteve com o ex-presidente Lula, Guimarães teve ainda encontro o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, responsável pela indicação do ministro de substituirá Alexandre Padilha na pasta da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário