Em Caririaçu vai começar a distribuição da água em carros pipa

Diante da grave crise pela falta d’água que atinge a cidade de Caririaçu, a prefeitura municipal e o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), juntamente com a Defesa Civil Estadual buscaram alternativas que vão amenizar a situação provocada pela prolongada estiagem que incide sobre a cidade nos últimos anos, ficando cada vez mais difícil o abastecimento por causa do nível crítico que se encontra o único reservatório do município.

A Prefeitura, a Defesa Civil Municipal e o SAMAE apresentaram uma proposta a Defesa Civil do Estado para que o sistema de abastecimento do município fosse alimentado por carros-pipa com as águas do Açude Manoel Balbino (Carneiros), a água seria tratada e distribuída para população pelo sistema já existente. Entretanto, a Defesa Civil Estadual rejeitou essa alternativa com o argumento de que em uma situação de emergência como esta, a água deve ser usada exclusivamente para o consumo humano, sendo assim, colocando a água diretamente no sistema ela seria usada para outros fins, como por exemplo: construção civil e em estabelecimentos comerciais.

Portanto, diante de não ter sido aceito pela defesa Civil do Estado o plano sugerido pelo município de colocar a água no sistema de abastecimento local, a solução encontrada para amenizar a falta d’água foi disponibilizar caixas portáteis com capacidade de 16 mil litros que servirão de chafarizes públicos aonde as pessoas poderão captar a água para o uso nas suas residências. Serão 37 caixas posicionadas em lugares estratégicos da cidade. O Sr. José Alves, diretor do SAMAE, Bosco Machado, coordenador da Defesa Civil do município e técnicos da Defesa Civil Estadual percorreram toda cidade na tarde desta quarta-feira (29) para escolherem quais os pontos que deverão receber as caixas d’água.

Os carros pipa abastecerão as caixas ininterruptamente para que todas as pessoas possam suprir suas necessidades. Serão disponibilizados 20 litros de água por dia para cada pessoa, que é o mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A água será captada no Açude Manoel Balbino e já no carro pipa receberá pastilhas de cloro efervescentes para purificar e poder ser consumida pela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário