A "Estrada da Confiança" tem mais de 40 anos e continua sem asfalto

 Roberto Bulhões
Construida no governo Cesar Cals, nos anos 70, a CE 187, mais conhecida por "Estrada da Confiança", que liga Tauá a Campos Sales,  espera pelos asfalto há mais de 40 anos.  Desde que foi construida, os governadores que passaram pelo Ceará só conseguiram asfaltar apenas um trecho entre da BR 020 até o distrito de Marrecas. Segundo os moradores ao longo da CE 187, faltam apenas 80 quilômetros para que a rodovia venha a ter seu asfaltamento concluído. Todas as pontes e bueiros estão prontas, além da terraplanagem e o alargamento que foram feitos há pouco tempo.

Não é de hoje que os moradores de Tauá e Campos Sales esperam pela conclusão da obra. Muitas reuniões e audiências públicas foram realizadas, mas quase nada saiu do papel. "A Estrada da Confiança seria sem sombras de dúvidas a redenção de todos os  produtores da região por onde ela passa e encurtaria a distância entre o Cariri e a capital e o Cariri aos Inhamuns", disse o agricultor José Soares da Silva" que semanalmente trafega entre Marrecas e Campos Sales. Por sua vez o agricultor Antonio José, da Vila do Cococá, lamenta o descaso de tantos anos com quem reside naquela localidade e sonha em ver a estrada asfaltada.

PROTESTOS

Cansados de tantas demagogia e de promessas e mais promessas de asfaltamento da CE 187,  moradores da vila de  Cococá estão se articulando para realizar um dia de protesto, interditando a rodovia em local a ser decidido. Segundo eles, todos estão cansados de pedir ajuda aos políticos da região, que, segundo eles, prometem como sempre e faltam como nunca. "O vice-governador do Ceará, Domingos Filho tem conhecimento do problema e foi diversas vezes acionado para interceder junto ao governador Cid Gomes, juntamente com outros políticos da região dos Inhamuns e do Cariri". disse o militar da reserva Orlando Moura.

Como este ano é um ano de eleição para governador e deputados federal e estadual, o assunto da estrada volta a pauta e deve render muitas promessas. Alguns pretensos candidatos já incluíram nos seus discursos a conclusão da famosa e abandonada "Estrada da Confiança". Quem trafega pela CE 187 também não esconde sua indignação e lamenta tanto descaso ao longo de tantos anos. O caminhoneiro Geraldo Felipe dos Santos toda semana viaja de Petrolina para Tauá, conduzindo frutas e verduras e diz que "a estrada está no ponto de receber o reforço e a base para ser asfaltada. É triste ver uma obra tão antiga nessa situação", lamenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário