Tribunal de Contas do Ceará passará a auditar contratos do BID com o Estado

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e os Tribunais de Contas dos Estados do Ceará e Pará assinaram nesta quarta-feira (11/10) protocolo de entendimentos que habilita as duas instituições para a realização de auditorias nos contratos de empréstimos e convênios de cooperação técnica, celebrados entre o BID e os respectivos estados ou entidades controladas por estes.

Segundo o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Valdomiro Távora, o acordo é muito importante, sobretudo pela vasta carteira de operações que o Estado possui junto ao BID. “Nosso papel é fiscalizar a boa aplicação destes investimentos e mostrar com transparência ao cidadão os benefícios de cada operação”, disse.

Os protocolos definem os compromissos das instituições no sentido de fortalecer as práticas de auditoria relacionadas aos padrões exigidos pelo Banco.

A representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis, considera que estas parcerias ajudam a enfrentar os desafios de fortalecimento dos sistemas nacionais de auditoria. “As parcerias entre o Banco e os tribunais constituem uma atividade muito importante que agrega valor ao processo de supervisão fiduciária de nossos projetos, oferecendo uma grande contribuição para o desenvolvimento social e econômico do país”.

Pelo acordo, os tribunais se comprometem a seguir as normas de auditoria estabelecidas pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI), além de manter profissionais capacitados para o acompanhamento dos projetos financiados por organismos multilaterais e colaboradores em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário