Tarrafas de prefeita nova

Girleuda Matias é eleita prefeita de Tarrafas
Com candidatura registrada na data limite, a prefeita vitoriosa assume poder só em 1º de janeiro
Tarrafas. Com 57,22% dos votos válidos, a candidata Girleuda Matias (PT) foi eleita ontem prefeita deste município, após realização de eleições suplementares determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A diferença entre ela e o candidato derrotado, Cláudio Germano (PSD), foi de 1.002 sufrágios. Foram apurados 5.640 votos. Deste total, Girleuda Matias recebeu 3.227 votos. O segundo colocado recebeu 2.225 votos, ou 39,45% da votação. Votos nulos foram 135, enquanto que brancos somaram 53. O número de abstenções foi de 1.788, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Girleuda Matias é esposa do também petista Neto Alcântara, que teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, em atendimento a um pedido realizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor eleitoral Edgar Jurema de Medeiros, que apontou irregularidades na participação de Neto Alcântara no novo pleito.

A candidatura de Girleuda Matias só foi registrada na Justiça Eleitoral no início da noite da última quinta-feira, data limite para troca de candidaturas, conforme o calendário eleitoral do TRE-CE.

A propaganda eleitoral da candidata foi realizada em apenas um dia. "Só tivemos tempo de realizar um único comício. Somente no encerramento da campanha, na sexta-feira da semana passada, é que meu nome foi oficialmente levado ao eleitorado de Tarrafas", conta.

Durante todo o dia de ontem houve intensa movimentação pelas ruas da cidade. Nos distritos e demais localidades interioranas, eleitores também demonstravam ansiedade em relação ao resultado das eleições.

Para evitar que houvesse quaisquer problemas durante o transcorrer do período de votação, o juiz eleitoral da 18ª Zona Eleitoral de Assaré, David Melo Teixeira Sousa, que também responde pelo município de Tarrafas, solicitou aumento no contingente policial militar, bem como a presença de policiais civis e federais.

Conforme o magistrado, apenas três incidentes foram registrados. Todos no período da manhã. "Houve uma denúncia de tentativa de captação ilícita de sufrágio e duas denúncias de provável transporte ilegal de eleitores. Ambas as situações não resultaram em prisões e estão sendo apuradas pela Polícia Federal", informou.

O delegado da Polícia Federal (PF), Samuel Elânio de Oliveira Júnior, esclareceu que foram tomados os depoimentos dos envolvidos e que irá remeter as informações ao Ministério Público Estadual para que o órgão ministerial decida se dará ou não continuidade às investigações.

Emocionada com a vitória, a prefeita eleita disse que irá priorizar o setor de saúde durante sua gestão. Ela apontou, ainda, deficiência nas áreas de educação, segurança, social, infraestrutura, cultura e juventude.

"O município viveu um período de caos administrativo. Não há, sequer, ambulâncias para atender aos nossos pacientes. Embora seja sabedora das deficiências em todas as áreas, nessa gestão, a saúde será prioridade absoluta", garantiu.

Audiência

Embora só assuma o mandato em 1º de janeiro do próximo ano, Girleuda Matias disse que irá, ainda nesta semana, solicitar audiência junto ao governador do Estado, Cid Gomes, para solicitar apoio ao município.

"Precisamos de investimento, de recursos e de parcerias. Vamos começar a trabalhar o mais depressa possível", ressaltou.

Após o resultado da apuração, houve festa na cidade. Centenas de eleitores lotaram praças e avenidas. Houve carreata pela principal avenida do Centro e, na residência da prefeita eleita, os eleitores cantaram jingles de campanha e gritaram parabéns. "É emocionante. Isso nós obriga a trabalhar com seriedade em prol da nossa gente, do nosso povo", finalizou a prefeita eleita.

ROBERTO CRISPIM
Do DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário