Será que Obama entende cearencês?

NSA registra localização de cinco bilhões de celulares por dia, diz jornal

O "Washington Post" revelou nesta quarta-feira que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) monitora o paradeiro de cerca de cinco bilhões de telefones por dia em todo o mundo, segundo documentos do ex-consultor Edward Snowden.
O rastreamento permite que a agência controle o movimento das pessoas e mapeie seus relacionamentos.
Segundo a reportagem, os registros alimentam um banco de dados com a localização de centenas de milhões de aparelhos.
A NSA não busca os dados de localização de americanos, mas a agência adquire uma quantidade substancial de informações sobre o paradeiro de celulares domésticos "incidentalmente", segundo o jornal.
Um gerente sênior da NSA, que falou sob condição de anonimato, mas com a permissão da agência, disse que "está recebendo grandes volumes de dados de localização de celulares de todo o mundo ao analisar os cabos que conectam as redes móveis a nível mundial e que também servem aos celulares americanos".
Além disso, os dados são muitas vezes coletados a partir das dezenas de milhões de norte-americanos que viajam para o exterior com seus celulares a cada ano.
Oficiais americanos disseram que programas que coletam e analisam dados de localização são legais e destinam-se estritamente a desenvolver inteligência sobre alvos estrangeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário