Será falta de autoridade?


Quadrilhas atacam bancos em três cidades
O Novo Cangaço continua a todo vapor. Mais três ações contra agências bancárias no interior do Ceará. Na madrugada de ontem, quadrilhas de bandidos fortemente armados empreenderam ações violentas nos municípios de Itarema, Pires Ferreira e Jaguaribara.
Apesar da violência, em nenhum dos ataques os bandidos lograram êxito em levar dinheiro dos bancos. Na ação em Itarema, cidade localizada a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza, foi registrado um intenso tiroteio entre os assaltantes e os homens da Polícia que resultou na morte de três bandidos e de um morador da cidade atingido durante a troca de tiros.
Cronologicamente, o primeiro ataque foi no município de Pires Ferreira, a cerca de 300 quilômetros da Capital. Segundo informações da Polícia, um grupo de dez marginais iniciou o ataque à agência bancária do Bradesco por volta das 22h30min, no centro da cidade. O inusitado é que o banco fica bem em frente ao destacamento da Polícia Militar de Pires Ferreira, o que não intimidou a ação dos bandidos. Ainda de acordo com informações preliminares, os bandidos instalaram dois artefatos explosivos em torno do único caixa eletrônico da agência bancária, contudo, não conseguiram levar o dinheiro. A Polícia, na ocasião, foi recebida a bala pelos bandidos. Após tentarem efetuar o roubo, os homens fugiram em dois carros e duas motocicletas em direção à cidade de Guaraciaba. Um dos carros usados na fuga foi encontrado destruído por fogo em uma estrada de terra no acesso ao município de Reriutaba.
Itarema
A segunda ação da madrugada foi, também, a mais violenta. Pelo menos sete indivíduos atacaram, por volta de 1 hora da manhã, a agência do Banco do Brasil da cidade de Itarema, localizada a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza. Os bandidos teriam chegado em um carro e teriam instalado bombas dentro do banco, que fica no centro da cidade. A Polícia foi acionada e foi recebida a tiros. Ao final do tiroteio, seis pessoas haviam sido atingidas: quatro assaltantes e dois moradores que estavam próximo ao local. Todos foram socorridos no Hospital Municipal de Acaraú, mas três dos bandidos e um dos moradores morreram. O quarto assaltante baleado, atingido nas duas pernas, já teria dito à Polícia que o carro usado no ataque ao banco havia sido tomado de assalto naquela mesma noite em Caucaia. O homem foi identificado como Adonias da Silva Ferreira, 21 anos. Ele passou por um procedimento cirúrgico e está sob escolta da Polícia no Instituto Doutor José Frota, para onde foi transferido.
Os outros três bandidos conseguiram fugir a pé e, até o fechamento desta edição, ainda não haviam sido capturados. Junto à quadrilha, um verdadeiro arsenal de guerra. Segundo a Polícia, com o bando, foram encontrados dois rifles Puma calibre 38, dois revólveres calibre 38, um colete à prova de balas e uma pistola nove milímetros. Há 13 dias, a Polícia já havia frustrado outra tentativa de assalto na mesma agência bancária.
Jaguaribara
No mesma hora em que ocorria a ação em Itarema, a cidade de Jaguaribara, a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza, também era acordada a tiros na madrugada. De acordo com dados da Polícia, uma quadrilha formada por pelo menos cinco indivíduos atacou duas agências bancárias; primeiro, eles foram à agência do Bradesco, no centro da cidade, e, lá, trocaram tiros com os homens da Polícia, que perceberam a ação e foram intervir. Após esse primeiro confronto, o bando invadiu a agência bancária do Banco do Brasil, também localizada no Centro da cidade.
Os bandidos conseguiram explodir um caixa eletrônico, mas, acossados pela Polícia, tiveram que fugir sem levar um centavo. Ainda segundo a Polícia, os marginais evadiram-se em um carro em direção à BR-116. Pouco depois, a Polícia encontrou o veículo utilizado na ação – estava totalmente incendiado. Até o fechamento desta edição, a Polícia ainda não havia conseguido prender ninguém, apesar dos cercos realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário