Sangue bom


Grupos reúnem-se para fazer o bem em Fortaleza
Tradicionalmente, o Natal é comemorado com familiares e amigos. Mas algumas pessoas vão além e escolhem homenagear Cristo de outra forma. Com pessoas desconhecidas nas ruas e hospitais de Fortaleza. Há 34 anos, na noite do dia 24 de dezembro, a Caravana do Natal leva às ruas do Centro da Capital, alimentos para quem necessita, brinquedos para as crianças, além de vibrações de paz e amor para toda a Cidade. Na tarde de amanhã, integrantes do Natal de Amor visitam hospitais públicos levando alegria e presentes para os pacientes. Você também pode participar.
Segundo o professor João Figueiredo, um dos fundadores e coordenador da Caravana do Natal, “todas as pessoas que tiverem interesse em participar de uma comemoração de Natal diferente, no qual o homenageado é o Cristo, estão convidadas a participar”. A concentração começa por volta das 18h de hoje, na Praça Murilo Borges (mais conhecida como Praça do BNB), na rua Pedro I, Centro de Fortaleza.
Cantores e músicos, acompanham as equipes que vão percorrer várias ruas do Centro e com cânticos, vão distribuindo alimentos, roupas, calçados e  brinquedos as pessoas em situação de rua. Vigilantes e outros trabalhadores da noite também recebem lanches e mensagens natalinas.
O coordenador do evento conta que a Caravana do Natal teve início com um grupo de jovens espíritas que se reuniram há 34 anos para viver a experiência de um Natal diferente. Ano passado, mais de 500 pessoas participaram da Caravana e o mesmo número é esperado para hoje à noite.
Ele acrescenta que doações de alimentos não perecíveis, lanches (bolos, biscoitos, sucos, sanduíches), brinquedos, roupas e calçados podem ser entregues na hora. 
O coordenador reforça ainda que o foco do trabalho é o sentido espiritual. “Durante aproximadamente uma hora e meia, cantamos e emitimos vibrações favoráveis para a cidade de Fortaleza. Depois da solidariedade na Praça e ruas, ainda dá tempo de comemorar em casa com os familiares e amigos de sempre”.
GRUPO VAI A CANINDÉ
Hoje pela manhã, outro grupo saiu em Caravana, levando carinho e amor traduzidos em donativos, para os irmãos carentes da estrada de Canindé. Para uma das participantes o objetivo da ação não é só receber e entregar donativos, mas fazer desse momento uma experiência única de solidariedade e de respeito ao próximo, num clima de fé, paz e esperança.
A Caravana da Estrada de Canindé reacende a esperança de centenas de pessoas que se aglomeram na estrada, com a expectativa de receber algo, nem que seja apenas uma palavra de afeto. É uma experiência muito forte. “Essas pessoas vivem em um nível de miséria muito grande. Por isso, escolhemos passar o Natal na Caravana, por que, enquanto o mundo está feliz com a data, trocando presentes, organizando festas, essas pessoas não têm nada”, lembra Érika Paiva, uma das voluntárias da Casa da Caridade Dr. Adolph Fritz, instituição espírita que organiza a Caravana.
A iniciativa não se resume apenas na entrega das doações. Os voluntários descem dos carros para conversar e humanizar o natal daqueles que esperam um gesto de afeto. “A gente faz esse trabalho de forma humanizada. Até porque não teria sentido distribuir os donativos e não parar para falar com essas pessoas. O Natal costuma ser um período de fartura, o que contrasta com a realidade dessas pessoas. Então, este é o momento para a gente se aproximar delas e levar um pouco do espírito natalino”, explica Érika.
ALIVIANDO DORES
Amanhã, quando a maioria das pessoas estiver descansando do almoço de Natal, grupos de voluntários começam a chegar, a partir das 14h, na Praça Eudoro Correia, em frente ao Hospital Militar. São os participantes do Natal de Amor, iniciativa criada há 17 anos por amigos, para visitar pacientes internados em hospitais da rede pública de Fortaleza.
Os participantes são divididos em 11 grupos, cada um com um violeiro, além da presença do Papai Noel. A campanha começa em setembro, quando o grupo organizador inicia a coleta de doações de kits de higiene pessoal (sabonete, pasta e escova de dentes, xampu e pente), kits para mães e bebês (fraldas de pano e descartáveis, camisetinhas, absorventes) e brinquedos para as crianças.
O horário de saída para os hospitais é 15h. Para melhor organização dos grupos, os interessados em participar devem chegar uma hora antes e entrar em contato com os coordenadores.  O pedido é que compareçam de blusa vermelha, calça e sapato fechado.
Este ano, os grupos, que devem contar com aproximadamente 40 pessoas cada, estão programados para visitar 17 hospitais: Hospital Gonzaga Mota de Messejana e Hospital Waldemar de Alcântara; CROA – Centro de Assistência à Criança e Frotinha de Parangaba; Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Hospital das Clínicas e Hospital São José, Frotinha de Antônio Bezerra e Hospital Nossa Senhora da Conceição (Conjunto Ceará), IJF-Centro, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Geral Dr. César Cals; Hospital Geral de Fortaleza; Sociedade de Assistência e Proteção à Infância (SPAI) e  Hospital Gonzaguinha da Barra do Ceará; Frotinha de Messejana e Hospital do Coração.
Silvana Feitoza coordena um dos grupos. Para ela, a experiência é única e uma comemoração em dose dupla. Silvana nasceu no dia 25 de dezembro. “Todos os anos, participo do Natal de Amor. Presenteando aquele irmão enfermo, estou presenteando a mim mesma”. Ela diz que é muito gratificante participar. “Os pacientes que nós visitamos no dia de Natal nos enchem de felicidade e do verdadeiro espírito de Natal, que é o de gratidão e respeito ao semelhante”, revela.
MISSAS DE NATAL
A Catedral Metropolitana de Fortaleza, também realiza programação especial para o Natal. Hoje a missa será presidida por Dom José Antônio, às 20h. Amanhã, 25 de dezembro, a programação de Natal continua com celebração de missas nos seguintes horários: às 10h, presidida pelo Padre Brendan Mc Donald; às 12h, celebrada Padre Clairton Alexandrino, pároco da Catedral; às 18h30min, pelo Padre Luís Alberto e, às 20h, outra celebração pelo Padre Clairton.
Jessica Fortes
jessica@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário