Representação política, cidadania e instituições públicas norteiam debates no MP

A Semana do Ministério Público do Ceará 2013 recebe o advogado e professor Djalma Pinto, nesta sexta-feira, dia 13, às 10h. Ele vai ministrar a palestra “Os partidos e a cidadania política no Brasil”. O segundo painel “A cidadania e o fortalecimento das instituições públicas” terá como expositor, às 11h, o advogado e professor, Martônio Mont'Alverne Barreto Lima. As palestras, gratuitas e abertas ao público, acontecem no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, na rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio.

As atividades da mesa diretora do evento serão presididas pelo diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Benedito Augusto da Silva Neto. A Semana do Ministério Público tem o tema “Mudanças sociais – uma nova visão sobre as instituições públicas”. O evento é um reencontro da instituição com os movimentos sociais e possui uma intensa programação para membros e servidores do MP e o público em geral, trazendo reflexões sobre a contribuição do Ministério Público para a cidadania.

No período da tarde, às 12h, haverá a entrega das medalhas de Membro Padrão do Ministério Público. A partir das 14h, haverá a apresentação do Plano de Atuação do Ministério Público para o biênio 2014/2015 à sociedade. As demandas dos cidadãos foram coletadas durante os encontros do Fórum Social do Planejamento Estratégico do Ministério Público ocorridos ao longo deste semestre nos municípios de Juazeiro do Norte em 23 de agosto; Sobral, em 13 de setembro; Russas, em 20 de setembro; Caucaia, em 27 de setembro; e Fortaleza, nos dias 21 e 22 de outubro.

Segundo a procuradora de Justiça Sheila Pitombeira, a Semana do Ministério Público busca discutir a cidadania em seus diversos aspectos, com vistas ao aprimoramento da atuação dos promotores e procuradores de Justiça na tutela dos direitos dos cidadãos. “Concluímos que, de fato, a imagem do Ministério Público existe consciente ou inconscientemente nas pessoas, com o papel de conduzir o processo de transformação social, melhorando a implementação de direitos do cidadão”, entende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário