Opinião


Luis Turiba
O DRAMA DE GENOÍNO
Conheço José Genoíno do movimento estudantil dos anos 70. Estivemos juntos no jogo final Brasil x Itália, ambos escondidos em São Paulo. Depois, ele foi para a guerrilha e eu fui tentar fazer vestibular na USP.
Hoje li o artigo de José Miguel Wisnik e gostei muito quando ele, claramente, diferenciou os perfis de Genoíno e Zé Dirceu. Penso a mesma coisa. A prisão para Dirceu é parte de sua estratégia para o poder, assim como foi a cirurgia plástica, o apoio a Lula, etc. Genoíno vive algo mais dramático, mais humano. Ele continua o guerrilheiro do Araguaia. Mas enfim, vamos ler o que diz o Wisnik:
"Renato Janine Ribeiro disse em “O Estado de S. Paulo” que, para José Dirceu, a prisão soa como uma adversidade temporária na luta pelo poder, que continua. Não é inverossímil que ele a sinta, apesar de tudo, como o episódio de um épico.
Para José Genoino, cai como um golpe agônico em quem, independente da culpa pela qual foi condenado, veio sinceramente da guerrilha para o jogo contraditório de uma democracia mais que imperfeita. Por mais que ele pudesse querê-la épica, sua prisão soa trágica, e gritante, diante da desfaçatez coroada.
Não pretendo santificá-lo. Quero apenas dizer que é difícil deixar de sentir nele o grão da integridade resistente. Vou fazer um jogo de palavras, e de letras, porque diz algo sobre isso. Genoino é e permanece genuíno. Genuíno é um anagrama de ingênuo. Ingênuo ninguém é, a essa altura da vida, ou, se é, não deveria ser. A não ser que se considere o sentido mais profundo e originário dessa palavra: sincero, honesto, probo, franco, leal. É a esse Genoino que eu mando aqui o meu abraço assinado."

Luiz Turiba é jornalista e meu amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário