O adeus a Mandela

Velório de Mandela será entre 10 e 13 de dezembro e enterro no dia 15, diz Zuma


6.dez.2013 - Carro levando caixão com corpo de Nelson Mandela deixa a casa do ex-presidente sul-africano em Johannesburgo, na África do Sul, na manhã desta sexta-feira (6). O corpo de Mandela foi levado para Pretória. O funeral deve durar 12 dias e seu corpo deverá ser enterrado em um vilarejo na província de Cabo, na zona rural onde nasceu e foi criado Leia mais Reprodução/MailOnline
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse em pronunciamento nesta sexta-feira (6), que o velório do ex-presidente Nelson Mandela vai acontecer no dia 10 no Estádio Nacional de Johannesburgo, capital do país, e o enterro será no dia 15 na aldeia de Qunu, onde o líder passou sua infância.

Mandela morreu nesta quinta-feira (5), aos 95 anos, em decorrência de problemas pulmonares, depois de lutar contra o problema por mais de três meses.
Entre os dias 11 e 13 de dezembro, o corpo de Mandela ficará exposto em Union Buildings, em Pretória, residência oficial e sede do gabinete da Presidência do país, local onde ele tomou posse após vencer as primeiras eleições democráticas depois do fim do apartheid. Cerimônias em memória do ex-presidente acontecerão em todo o país no período.
O dia 8 de dezembro foi declarado como o Dia Nacional de Oração e Reflexão.
Segundo Zuma, a demonstração de amor a Mandela tem sido "sem precedentes". "Isso demonstra o calibre do líder que Madiba era", disse.
"Mandela nos ensinou que era possível superar a raiva e reconstruir  um país", afirmou durante o pronunciamento.
Zuma pediu ainda que todas as religiões se organizem em orações por Mandela.
"Todos nós devemos trabalhar em conjunto para organizar o funeral mais condizente a este filho excepcional de nosso país e pai de nossa nação. Apelamos a todos para ajudar nas igrejas, mesquitas, templos e sinagogas para fazerem orações refletindo sobre a vida de Madiba e sua contribuição para o nosso país e para o nosso mundo", disse.
No fim de seu discurso, o presidente da África do Sul disse: "O amor vive Madiba".
Homens políticos, artistas e líderes espirituais vindos do mundo inteiro são esperados para o funeral no vencedor do Nobel da Paz. Chefes de Estado, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas também personalidades com a apresentadora americana Oprah Winfrey, a ex-primeira-dama e secretária de Estado americano Hillary Clinton, o ex-capitão da Seleção sul-africana de rúgbi -- campeão da Copa do Mundo de 1995-- Francois Pienaar, etc. A presidente Dilma Rousseff também informou que irá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário