Juazeiro comemora centenário da Sedição

O município de Juazeiro do Norte, a cerca de 530 quilômetros de Fortaleza, comemora, hoje, o Centenário da Revolução, que entrou para a história da cidade como Guerra de 1914 ou a Sedição de Juazeiro. Na época, tropas vindas da Capital tinham como objetivo a captura de Padre Cícero. Mas o povo resistiu e acabou expulsando os militares.
Para marcar a data, a Secretaria de Cultura e Romaria (Secrom) elaborou uma vasta programação para toda a população juazeirense. A abertura da festa acontece às 5 da manhã com alvorada festiva nos principais pontos da cidade, com a presença do prefeito Raimundo Macedo e autoridades. Às 8 horas, na Praça da Prefeitura,- acontece o hasteamento das bandeiras do Brasil, Ceará e do Município dando início às comemorações.
Em seguida, o professor Geová Magalhães Sobreira, um dos idealizadores  de toda a programação, falará sobre a importância do centenário e consequentemente da Guerra de 1914.
Minuto de silêncio em homenagem aos mortos, salva de tiros, cortejo de Grupos de Tradição e Comunidade, além de missa solene na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores estão entre a programação prevista para comemorar a data. O dia festivo será concluído com a apresentação do filme “Nordestes Emergentes Estação Cariri”, na Praça Padre Cícero.
“Tenda dos Saberes”
Dentro da programação alusiva ao Centenário da Revolução de Juazeiro, a Secretaria Municipal de Educação irá realizar a primeira “Tenda dos Saberes” temática. O momento será realizado na Praça do Socorro, na próxima segunda-feira, 09, a partir das 17h.
Com o tema “Guerra de 14 ou Sedição de Juazeiro”, a ideia é que essa edição do projeto desperte nas crianças, jovens e comunidade em geral, o gosto por conhecer a história do município.
A programação constará de cordel cantado e contação de histórias voltados ao tema da Guerra de 14, exposição de imagens e fotos antigas do município, exposição audiovisual intitulada de “Memórias da minha cidade”, distribuição de livros paradidáticos, cordéis e ainda, distribuição de pirulitos e pipocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário