Joaquim ta fora



Dilma leva ex-presidentes a funeral de Mandela

Dilma Rousseff incluiu na comitiva da viagem que fará à África do Sul todos os ex-presidentes brasileiros vivos. Ela levará para os funerais de Nelson Mandela José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula. O grupo se reunirá no Rio de Janeiro, de onde o avião presidencial decolará. Segundo o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, todos foram convidados por Dilma e aceitaram acompanhá-la.
Os acompanhantes de Dilma tiveram relação direta ou indireta com Mandela. Quando respondia pelo Planalto, Sarney discursou contra apartheid na ONU e decretou sanções ao regime da África do Sul. Vetou as relações culturais e esportivas e proibiu a venda de armas ao regime que mantinha Mandela na cadeia.
Solto, Mandela visitou o Brasil, avistando-se com Collor, o presidente de então. Ele retornaria uma segunda vez ao país na época em que estava no Planalto FHC. Nessa visita, pediu para ser recebido por Lula, que concorria à Presidência. Eleito, Lula retribuiu o gesto, visitando Mandela na África do Sul.
Em 2007, Mandela fundou o grupo The Elders (os anciãos), que se dedica à reflexão sobre temas mundiais —políticos e econômicos. Convidou para integrar o grupo lideranças de várias partes do planeta, entre elas o brasileiro FHC, o ex-presidente da ONU Koffi Annan, o ex-presidente americano Jimmy Carter, o arcebisto emérito da Cidade do Cabo Desmond Tutu e a ex-presidente da Irlanda Mary Robison

Nenhum comentário:

Postar um comentário