Hora da queima


Assistência Militar do TJCE incinerou mais de 21 mil armas em 2013
A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu a incineração de 21.173 mil armas este ano. Destas, 2.853 foram destruídas ontem. A iniciativa, segundo o Tribunal, conta com o apoio do Exército Brasileiro. Dentre as armas destruídas constam revólveres, fuzis, pistolas, submetralhadoras, espingardas e rifles.
Os equipamentos foram recolhidos de 150 comarcas no Interior, das Varas Criminais, do Júri, Tóxico e de Unidades de Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Comarca de Fortaleza pela comissão de policiais militares, responsável pela guarda e transporte do armamento.
De acordo com o TJ, o assistente militar do Tribunal, tenente-coronel Herlínio Dutra, explicou que, durante o ano, houve um esforço institucional para recolher armas em todas as comarcas do interior. Segundo o coronel, o resultado se manifesta na quantidade expressiva de armas destruídas, além de garantir a sensação de segurança nas pessoas que trabalham nos fóruns e nos jurisdicionados.
O tenente-coronel destacou o apoio do presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, para reduzir o acervo de material bélico nas comarcas do Interior, bem como a parceria com o 10º Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, do Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
Ainda de acordo com o coronel, no início de 2014, será implantado o Sistema de Cadastro de Armas de Fogo (Cadarme), que visa a aumentar a eficiência no controle e a celeridade no recolhimento e destruição de armas. As medidas estão de acordo com a Resolução nº 134, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário