Governador inaugura nesta segunda-feira (23) a 13ª UPA no Pecém



 A entrega da nova unidade de saúde acontece às 10 horas, com a presença do secretário da Saúde, Ciro Gomes. A UPA recebeu investimentos de R$ 3.929.313,24 em obras e equipamentos.

        A 13ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) construída pelo Governo do Estado será inaugurada pelo governador Cid Gomes nesta segunda-feira (23), no Pecém, em São Gonçalo do Amarante, às 10 horas, com a presença do secretário da Saúde, Ciro Gomes. A quinta UPA 24h da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) começa a atender logo após a inauguração os casos de urgência da população de São Gonçalo do Amarante, de 45 mil habitantes, e dos trabalhadores do complexo portuário e industrial do Pecém. No equipamento também serão atendidas as populações dos municípios vizinhos de Paraipaba e Paracuru. No total, 106.680 mil habitantes passam a contar, bem perto de casa, com uma unidade de atendimento de urgência e emergência.

        Unidade intermediária entre um hospital e um posto de saúde, a UPA 24h do Pecém, de porte II, tem 13 leitos e 150 profissionais, entre eles 36 médicos e 18 enfermeiros. Além de consultas médicas para crianças e adultos, na UPA são realizados exames de raio x, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Nunca fecha. Atende de domingo a domingo, até nos feriados, casos de urgência e emergência, como dores no peito, falta de ar, convulsão, diabetes descompensada, queda e fraturas não expostas.

        A UPA, que está localizada na Rua Cajueiro, s/n, esquina com Rua Raimundo Procópio, centro do Pecém, recebeu investimentos de R$ 3.929.313,24 em obras e equipamentos, recursos do governo do Estado e do Ministério da Saúde. Na nova unidade, o governo do Estado conta também com a parceria da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

        Na Região Metropolitana já tem quatro UPAs 24h atendendo à população, construídas pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, em Maranguape, Caucaia, Eusébio e Horizonte. No interior, já funcionam UPAs 24h em Pentecoste e São Benedito. Em Fortaleza, as seis UPAs 24h que já funcionam no Autran Nunes, Canindezinho, Messejana, Praia do Futuro, Conjunto Ceará e José Walter já realizaram, até 19 de dezembro, 968 mil atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário