Exposição no Catete,no Rio - Fé que move

O evento está em cartaz há cinco meses na Galeria Mestre Vitalino do Palácio do Catete no Rio de Janeiro e se estenderá até o dia 19 de janeiro numa promoção daquele ministério por meio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.
A exposição apresenta todo um acervo de obras relacionadas à fé em alguns municípios de peregrinação religiosa do país e um dos destaques é Juazeiro do Norte. Na opinião de Raimundão, uma divulgação da mais alta importância para a terra de Padre Cícero num anexo do prédio que foi sede do Governo Federal até 1960 e, atualmente, abriga o Museu da República. A mostra conta com oratórios, fotografias e citações de romeiros sobre a fé no sacerdote e o amor a Juazeiro.
“A Fé que Move” reúne ainda imagens do Padre Cícero e Nossa Senhora das Dores, fotos de romeiros e muitos ex-votos, bem como a exibição de vídeos sobre romarias e a execução de benditos que ecoam no ambiente da exposição nas vozes do saudoso monsenhor Murilo de Sá Barreto e da Irmã Annette Dumoulin. A apresentação do evento relata o caso dos Milagres quando a hóstia se transformava em sangue na boca da beata Maria de Araújo a partir do relato feito pelo escritor americano Ralph Della Cava no seu livro “Milagre em Joaseiro”.
O tema da exposição “pegou carona” na recente viagem do Papa Francisco ao Rio de Janeiro que atraiu católicos de todas as partes para a Jornada Mundial da Juventude. O evento focaliza os movimentos coletivos de peregrinação de homens e mulheres à santuários e igrejas para pedir em oração, pagar promessas e agradecer ao santo de sua devoção a graça alcançada. Deixa claro que as romarias são um retrato forte e sensível da expressão do catolicismo popular no Brasil a exemplo do que ocorre em Juazeiro quando os fiéis transformaram Padre Cícero num grande fazedor de milagres, árbitro de suas almas e alguém que está junto deles devendo voltar um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário