De grátis


Eusébio destaca-se com tarifa zero no transporte público municipal

A Prefeitura Municipal de Eusébio foi a primeira do Norte e Nordeste e a quarta do País a implantar a tarifa zero no transporte público municipal. Desde outubro de 2010, os cidadãos e os servidores municipais contam com o transporte público gratuito, que é realizado pelo programa Transporte Regular do Eusébio (True). Naquele ano, o sistema atendia alguns bairros da cidade e tinha uma rota para Messejana, conhecida como Rota 40, pois percorria a CE 40 até o terminal de ônibus daquele bairro de Fortaleza. Em 2011, o sistema foi ampliado, atendendo todas as localidades eusebienses.
O sistema, hoje, conta com sete linhas, que atendem mais de 10 mil pessoas cadastradas. A Rota 40 permaneceu, realizando o trajeto Centro (Eusébio) até Messejana. Já a Rota 41 percorre os bairros centrais da Grande Sede. A rota 42 realiza a linha Centro-Jabuti e a 43 percorre os seguintes bairros: Centro, Novo Portugal, Olho D’água, Vila Nova, Timbu, Maringá, Encantada, Cauaçu e Tamatanduba. A rota 45, por sua vez, faz o sentido inverso dessa rota. O município disponibiliza ainda a Rota 44 que liga o Centro à localidade da Mangabeira e a Rota 46, também conhecida como Grande Circular, que interliga praticamente todos os bairros da cidade.
O objetivo da nova linha, segundo o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Ocleilson Lima, é atender a população em horários onde geralmente as linhas convencionais do True rodam com sua lotação completa. “É mais uma alternativa para quem deseja se deslocar entre os bairros da cidade, vir ao Centro, ou ao Hospital”, afirma Ocleilson Lima.
O prefeito Júnior (Pros) destaca que a inclusão de mais uma linha para interligar praticamente todos os bairros decorre da demanda pelo transporte gratuito, que pode ser acessado pelos moradores de Eusébio e pelos servidores municipais. Ele destaca que o Eusébio é um dos pioneiros no Brasil a adotar o transporte público e gratuito. “Enquanto manifestantes em várias cidades protestavam reivindicando a tarifa zero, esse sonho, para muitos, já era realidade aqui em nossa cidade”, observa o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário