Conpam reforça fiscalização em Jericoacoara


Jericoacoara terá fiscalização, monitoramento e educação ambiental intensificados. O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinarão um termo de reciprocidade para agirem juntos nas unidades de conservação da região. As entidades administram, respectivamente, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca e o Parque Nacional de Jericoacoara.
Segundo o presidente do Conpam, Bruno Menezes, a parceria ocorre para prevenir problemas decorrentes do aumento do fluxo na região. “Jericoacora terá, em sequência, férias, carnaval, Semana Santa e Copa do Mundo conectada com outra temporada de férias. Ao oficializarmos essa parceria, vamos reforçar a fiscalização principalmente para ordenar o fluxo turístico na APA e no Parque”, ressaltou.
A intenção dos dois órgãos é que a parceria se estenda para as demais unidades de conservação em nível estadual e federal do Ceará. Além de Conpam e ICMBio, a fiscalização será realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).

Incentivo à visitação

Bruno lembrou ainda da importância do Parque Nacional da região para o turismo local. “O Ceará teve dois parques selecionados pelos Ministérios do Meio Ambiente e Turismo para receber recursos e estimular a visitação: o de Jericoacoara e o de Ubajara. Por conta disso, é muito importante estarmos unidos, Conpam e ICMBio, para obter bons resultados”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário